Na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS) o público se surpreenderá com as peças expostas, além de reconhecer alguns lugares retratados nas telas da exposição individual ‘Retrospectiva: Pintura & Arquitetura' assinada pela artista plástica Adriana Dantas, que prossegue até o dia 1º de novembro.
Aos sete anos de idade, quando ainda morava em Fortaleza, Adriana Dantas despertou a veia artística para a pintura. Três anos mais tarde, fez um curso de pintura a óleo e, a partir disso, passou a exercer a pintura como um dos seus hobbies em meio às atividades escolares. "Às vezes a professora pedia para fazer alguma redação e entre uma linha e outra eu fazia algum desenho em uma folha à parte", revela Adriana.
Formada em Arquitetura e Urbanismo na cidade de Ribeirão Preto (SP), passou a morar em Palmas (TO) onde foi professora acadêmica. Paralelo às atividades educacionais, continuou dando vazão ao seu trabalho artístico. A arquiteta fez mestrado e doutorado, morou em Goiânia e em Londres, mas fincou residência em Aracaju há oito anos.
Ao contrário de outros colegas, Adriana prefere retratar em suas telas paisagens de lugares onde morou, visitou e até alguns que tem vontade de conhecer. "Até pintei pessoas, mas não me sinto à vontade, prefiro as paisagens urbanas", confessa a artista.
Em seu currículo, ela já expôs os seus trabalhos na Universidade Federal de Goiás (UFG) e participou da exposição itinerante que reuniu 40 artistas, dentre os quais espanhóis e brasileiros, percorrendo as cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília e Espanha. No ano passado, participou da exposição ‘Imagem e Imaginação', na GAAS.
Em ‘Retrospectiva: Pintura & Arquitetura', Adriana faz um retrospecto de suas obras desde 1997 até os dias atuais, tendo como foco principal a temática urbana e arquitetônica. De acordo com a artista, os trabalhos são resultados de experiências vividas e imaginadas. "Na minha concepção a arte e arquitetura estão em constante matrimônio. Quem observar com uma atenção maior perceberá a união de um elemento com o outro", ressalta.
Inovação
Preocupada com o meio ambiente, Adriana Dantas utiliza a técnica mista em algumas telas e aplica papel reciclado. À primeira vista, tem-se a impressão que o elemento sairá da tela, o que ocasiona um efeito visual diferente e inovador.
Salvador, Belém, Roma, Londres, São Cristóvão, Laranjeiras e Aracaju, além de várias outras cidades nacionais e estrangeiras são retratadas em Nanquim sobre papel reciclado, reprodução fotográfica em aquarela, colagem, acrílico sobre tela e outras técnicas artísticas, numa equilibrada mistura que proporciona ao visitante uma viagem sem que seja preciso mover um só músculo do corpo, além dos olhos.
Os dias e os horários de visitação da Galeria de Artes Álvaro Santos são de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e sábado das 9 às 13 horas. O telefone para contato é o 3179-1308.