Arte e educação são temas de capacitação para educadores da Semasc

Família e Assistência Social
16/10/2008 16h17
Início > Noticias > 36017

Com a proposta de capacitar os educadores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), teve início ontem, quarta-feira, na Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), uma formação cujo direcionamento consiste em trabalhar arte e educação com os educadores através de vivências e teorias articuladas com a proposta política da Semasc. Cerca de 50 profissionais participaram ativamente do evento que se estenderá até amanhã, sexta-feira.

A capacitação está sendo oferecida pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Coplansuas), da Semasc, que conviou educadores do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), de Salvador (BA). O grupo surgiu na cidade baiana em 1994 e teve como principal objetivo fazer ouvir a voz da juventude das periferias, perceber as manifestações da cultura, a identidade do povo nordestino na Bahia e através da arte atuar na militância política em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

As responsáveis pela condução da proposta de capacitação, Albany Mendonça e Márcia Tavares, acompanharam as atividades. Segundo Albany, a Semasc fez questão de trazer o Cria por reconhecer na instituição um importante instrumento na capacitação de profissionais para arte e educação. "O Cria já é reconhecido nacionalmente pelos trabalhos que executa através das artes. Esta é uma oportunidade de troca de experiências muito positiva para os educadores da Semasc", observou.

"Nós pretendemos sempre oferecer uma melhoria nos serviços prestados pela secretaria e acreditamos que após esse encontro os nossos profissionais irão se sentir instigados a exercitar o potencial criativo e levá-lo para o dia-a-dia na formação da criança e do adolescente das áreas onde nós estamos presentes", ressaltou Márcia.

Lúdico

Os jogos teatrais propiciam a descoberta da identidade e o reconhecimento de cada pessoa ou grupo. A definição do perfil de cada um facilita a integração e o desenvolvimento em um processo de educação através da arte. O representante do Cria, Alexandre Carlos Moraes, explicou qual o principal objetivo da capacitação e pontuou a importância da arte na vida das pessoas. "O principal objetivo do Cria é oferecer vivências que possam ajudar os educadores nos processos de criação e na condução das atividades com o educando", explicou. "Cada um de nós tem um papel fundamental na vida de outras pessoas e a arte tem o poder de transformar vidas e até mesmo a sociedade", completou.

No primeiro momento, foram realizadas dinâmicas onde os participantes representaram a vivência diária nas atividades realizadas com a criança e com o adolescente. De forma muito descontraída foram debatidos temas importantes. A educadora social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, Florisa Jurubeba Filha, observou a importância do encontro. "Essas oportunidades são muito importantes e proveitosas, porque nós trocamos experiências com nossos colegas e aprendemos a vencer as diversidades diárias que nos são impostas", esclareceu Florisa.