Emef. Alencar Cardoso realiza segunda etapa do projeto Expedição Ecológica

Educação
16/10/2008 11h56
Início > Notícias > Emef. Alencar Cardoso realiza segunda etapa do projeto Expedição Ecológica

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso, localizada no Bairro José Conrado de Araújo, realizou esta semana a culminância da segunda etapa do Projeto Expedição Ecológica, que contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre alunos, professores e coordenadores da unidade de ensino. Desde a primeira edição, realizada em julho deste ano, o projeto teve como objetivo criar nos alunos uma conscientização sobre a importância do meio ambiente e de que maneira ele pode ser protegido. O público-alvo da Expedição Ecológica foram alunos da 7ª série do ensino fundamental, com idade entre 12 e 14 anos.

Dentre as atividades desenvolvidas no evento estavam a apresentação de cartazes, maquetes e fotografias, que demonstravam os problemas ambientes pelos quais passam o nosso país. Para que as ações acontecessem de uma melhor forma, o projeto foi dividido em duas etapas. A primeira resumiu-se a pesquisas em internet e livros, e foram desenvolvidas tendo como base a teoria oferecida em sala de aula.

A segunda etapa, cuja culminância aconteceu essa semana, teve como ponto chave uma pesquisa de campo, quando os estudantes foram ver de perto, por exemplo, como o lixo interfere no meio natural. Os alunos estiveram em locais como a lixeira do bairro Santa Maria, o rio Poxim e o rio Pitanga, e lá reconheceram indícios de problemas ambientais. Segundo o coordenador geral da Emef., o professor José Fonseca, o grande momento de todo o projeto é a parte prática, a pesquisa de campo, pois através da visualização e da participação para a melhoria desses problemas os alunos estabelecem uma consciência maior sobre o assunto.

"O momento de campo vale muito, pois além dos alunos tirarem conclusões sobre o tema, também percebem muito melhor a necessidade de agirem corretamente", destacou. Para Fonseca, a contribuição maior para que esse tipo de trabalho aconteça vem dos alunos, que através de sugestões ajudam na elaboração do projeto. "São atividades enriquecedoras para cada um de nós. Tivemos apresentações e atividades belíssimas, como por exemplo, a elaboração de um cordel a respeito dos problemas ambientais. O trabalho permite até a mudança de comportamento, pois acaba levando os garotos a pensarem duas vezes antes de tomar qualquer atitude que o torne contribuinte desse grande mal", finalizou o coordenador da Emef. Alencar Cardoso.