Educadores da Semasc comemoram resultados positivos de capacitação

Família e Assistência Social
20/10/2008 10h39
Início > Noticias > 36032

Muita alegria e descontração marcaram o encerramento da capacitação para educadores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Durante três dias, cerca de 50 profissionais participaram da atividade, que teve como tema principal o desenvolvimento de crianças e adolescentes através da arte e educação.

A capacitação foi oferecida pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Coplansuas) da Semasc, que convidou educadores do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), de Salvador (BA). No último dia de capacitação, a orientação ficou por conta do professor baiano Eugênio Lima. "Nós procuramos fazer um trabalho de estímulo à criatividade, que desenvolva o potencial dos jovens", ressaltou. "A arte tem esse poder de transformação, ela revela histórias e fomenta o desenvolvimento social de todo ser humano", observou.

O professor destacou ainda a importância de capacitar educadores. "A importância de desenvolver esse trabalho com profissionais é de trocar experiências. Nós do Cria já tivemos a oportunidade de conhecer vários lugares do Brasil e, na medida em que ensinamos e passamos nossas experiências, nós também aprendemos muito e isso é muito prazeroso", revelou.

Os educadores da Semasc comemoraram os resultados positivos da capacitação. "Foi muito gratificante participar dessa atividade. É muito gostoso aprender com o lúdico e esses três dias de capacitação nos proporcionaram vivenciar coisas que nós só sabíamos na teoria e ainda faltava colocar em prática", ressaltou a orientadora social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite, Sandra Regina.

A educadora social do Instituto e Creche Menino Jesus, Polyanna Aragão, falou sobre a experiência da capacitação. "É maravilhoso participar de eventos que acrescentem coisas tão positivas para nós profissionais. Desta vez o curso foi bastante diferente, dinâmico e atrativo. Com certeza a partir de hoje nós nos sentiremos mais impulsionados a fazer da arte um instrumento para a melhoria do nosso dia-a-dia de trabalho", comentou.

O instrutor de capoeira do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, Jorgenaldo Deniz, aproveitou a oportunidade para falar da importância do trabalho com crianças e adolescentes. "Hoje, para mim, de forma particular, trabalhar com criança e adolescente é um resgate do meu passado. Meu trabalho possibilita que elas vivenciem o que eu não tive oportunidade de viver na minha infância e isso me deixa muito feliz", revelou o instrutor. "Foi muito bom participar dessa capacitação. Aprendi muita coisa e estou muito empolgado para transmitir essa energia positiva no meu trabalho", completou.