A expectativa é grande em torno da eleição dos ‘Dez Mais Servidores', que se encerra na próxima quinta-feira, dia 23. O concurso foi lançado no último dia 14 como parte das comemorações do Dia do Servidor para premiar os profissionais da administração municipal reconhecidos pelos colegas como sendo responsáveis, éticos, comprometidos, diligentes, solidários eficientes, comprometidos, carismáticos, inovadores, comunicativos, assíduos e pontuais (veja regulamento no banner no Portal da Prefeitura).
As primeiras candidaturas estão postas e a estratégia é cair em campo para conquistar votos e admiradores. Nos corredores, nas salas e em nas áreas de convivência das repartições públicas o clima é de entusiasmo e descontração. Até o momento as secretarias mais engajadas na escolha dos ‘Dez Mais' são a Saúde e Administração, de onde tem saído o maior número de candidatos e as campanhas mais organizadas e mobilizadas.
Há quem esteja tão envolvido com a eleição que chegou a confeccionar camisas, cartazes e até santinhos com a ajuda dos colegas de trabalho. Esse é caso de Edmeire Pimentel dos Santos, a popular Meire, 44 anos, do Núcleo de Gestão Financeira (Nugef) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "Isso está sendo uma grande terapia pra gente. Meu objetivo não é ganhar, mas sim entrar na brincadeira e interagir com as pessoas", revela.
Desde o ano passado o pessoal do Nugef incentivava sua candidatura, mas só recentemente Meire se empolgou e resolveu entrar na disputa pra valer. Com o apoio de um grupo de 20 pessoas, a candidata usa os horários vagos para passar emails, visitar outros setores e não perde a oportunidade de pedir o voto. A movimentação é tão grande que sua sala virou um ponto turístico onde sempre tem algum curioso interessado em fazer uma visitinha e dar boas risadas.
Outro nome forte na Saúde para conquistar a eleição dos servidores é Dirailton Silva Oliveira, 43, do Núcleo de Compras e Licitações (Nucal), apontado pelos colegas como um funcionário exemplar: entusiasmado, cortês, prestativo, envolvido, dinâmico e trabalhador. Seus eleitores resolveram intensificar a campanha, montar uma coordenação de marketing, criar um slogan e fazer camisas, santinhos e tudo o mais que a imaginação permitir.
Dirailton acha fundamental que a SMS tenha algum representante entre os ‘Dez Mais' e sugere para a comissão organizadora que, na próxima edição, sejam feitas eleições internas com o objetivo de escolher um nome de cada secretaria para entrar na disputa. "No início levei como uma brincadeira, mas depois conversando com a minha concorrente percebi que deveria representar bem a Saúde pela importância que essa área tem na administração municipal", argumenta.
Animação
Outro setor animado com o concurso é a Coordenadoria Geral de Atendimento ao Servidor (Cegas) da Secretaria Municipal de Administração (Semad). Duas candidatas estão no páreo, movidas pelos sentimentos de confraternização e integração surgidos com a proximidade do Dia do Servidor, comemorado pela Prefeitura de Aracaju no próximo dia 28 de outubro com uma grande programação no Parque Augusto Franco (Sementeira). Durante o evento, os dez vencedores serão premiados com presentes e brindes surpresa.
Delma Maria Alves Bonfim, 46 anos, e Onília Maria Cardoso de França Batalha, 44 anos, dividem a atenção dos colegas e conseguiram transformar o ambiente de trabalho num local mais alegre, descontraído e harmonioso. Prova disso é que, em meio a birôs cheios de papéis e à correria típica do início do fechamento da folha de pagamento, impera o bom-humor, o coleguismo e a descontração.
Delma imprimiu até um santinho com o nome e o número da matrícula. Caso seja escolhida entre os ‘Dez Mais', prometeu fazer uma festa em que o prato principal é uma sopa de mão-de-vaca. Entre os funcionários que o apóiam, alguns afirmam que ela merece ganhar porque é uma das funcionárias mais antigas da Cegas, além de ser uma profissional solidária, pontual, eficiente e divertida.
O que mais chama a atenção de Onília nessa disputa saudável é a oportunidade de fazer novos amigos, conhecer profissionais de outros setores e promover um clima de descontração nas mais diversas repartições que integram a Prefeitura de Aracaju. "Está sendo uma grande brincadeira. É uma excelente oportunidade de ter mais contato com outras pessoas, de se confraternizar e criar um ambiente de integração e união", afirma.
Segundo a integrante do Núcleo de Desenvolvimento da Semad e da comissão organizadora, Mara Rúbia, a estimativa é que mais de mil servidores participem das comemorações do dia 28 de outubro. "Serão anunciados os 30 servidores mais votados e os dez vencedores serão revelados no momento da festa. É fundamental a participação de todos. Quanto mais funcionários votarem, mais nos aproximaremos do objetivo da eleição", explica.
Leia também:
PMA fará grande festa para comemorar o Dia do Servidor