A Escola de Artes Valdice Teles, unidade ligada à Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), tem comemorado uma crescente demanda por suas aulas. Apesar de ter sido fundada no ano de 1984, a Escola de Artes só foi reconhecida municipalmente no ano de 2005. Devido à credibilidade alcançada, hoje conta com cerca de 1,5 mil alunos matriculados.
Com a diversidade das oficinas gratuitas, o aluno interessado tem a oportunidade de perpassar por três linguagens artísticas: artes cênicas, artes visuais e música. A partir dos cinco anos de idade, a criança pode participar da oficina de desenho e pintura, assim como começar o processo de musicalização e adquirir noções de dança, aulas estas que acontecem durante toda a semana.
A oficina de desenho e pintura, por exemplo, ministrada há dois anos pelo professor Marcelo Gaspar, funciona quatro vezes por semana em dois turnos. Reunindo uma média de 12 alunos por turma, a oficina é mista e conta com aprendizes de todas as idades. De acordo com o professor, a metodologia serve para todos os interessados, e os materiais utilizados, como lápis grafite, papel, tintas e pincéis são todos cedidos pela Funcaju. No final de todos os semestres, a Valdice Teles realiza uma exposição com os trabalhos produzidos na oficina de desenho e pintura.
No âmbito da música, instrumentos como a clarineta, geralmente elitizados e tidos como eruditos, são desmistificados. Adotando um repertório que vai do clássico ao popular, o professor Valdeliro Santos ensina há seis anos os acordes de chorinhos, baiões e concertos. Segundo Valdeliro, o aumento do interesse de jovens por instrumentos como a clarineta se deve à quebra de preconceitos. "O que nós vemos aqui são jovens com as mentes esclarecidas e muito interessados em aprender. A música não tem idade. Como dizia o escritor Julio Verne ´estes jovens começam onde eu termino´", afirma.
Para os dedicados em manter uma vida saudável aliada à diversão, a Escola de Artes oferece aulas de dança de salão como alternativa aos rotineiros exercícios praticados nas academias. As aulas acontecem duas vezes por semana, a partir das 18 horas, e tem duração de duas horas - o que equivale à eliminação de até 1,4 mil calorias. De acordo com o diretor da Escola, Eugênio Enéas, o horário foi escolhido pensando na grande incidência de alunos que procuram a aula de dança de salão depois do expediente. A Escola de Artes Valdice Teles funciona na Avenida Ivo do Prado, 686, bairro São José.