Prefeitura de Aracaju promove ações para preservar espaços públicos

Infraestrutura
03/11/2008 15h37
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju promove ações para preservar espaços públicos

Quando a iniciativa popular se une ao poder público, o resultado sempre traz benefícios para a comunidade. Foi isso o que aconteceu no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, zona Sul da capital. Na rua Maria de Souza, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), participou da mobilização social para preservação das calçadas e promoção da acessibilidade.

No local, os moradores se organizaram para coibir a utilização do passeio público como área para depósito de entulhos e lixo doméstico, uma situação desagradável para todos que residem naquela área. Carolina Matias, de 13 anos, era uma das prejudicadas com o uso indevido da calçada. A jovem passa diariamente pela via para ir ao colégio. Segundo a estudante, a área não era utilizada corretamente pelos moradores do conjunto. "A própria população jogava lixo aqui. Não dava nem para passar por perto. E isso incomodava a todos. Agora a situação é outra. Está muito melhor", comemora Carolina.

Para solucionar o problema, a Emurb construiu uma nova calçada, mais ampla. Os moradores, por sua vez, promoveram a conscientização dos residentes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Posteriormente, foram realizados o plantio de mudas de árvores e a pintura do muro com mensagens educativas em grafite.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Valmor Bezerra, a valorização da iniciativa popular é uma das marcas mais importantes da administração municipal. "Sempre que atendemos a uma solicitação dos aracajuanos, temos certeza de que nossas ações surtirão os efeitos desejados. A mobilização que ocorreu no conjunto Augusto Franco é exemplo dessa parceria vitoriosa. Graças à organização social e ao comprometimento da PMA, os pedestres, em especial os estudantes do colégio vizinho, transitam agora em segurança por um espaço adequado", comenta Valmor.