Desde o início dessa semana, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), realiza limpeza de canal com a técnica Sistema de Barragem Móvel no bairro Santos Dumont.
A técnica, trazida de Recife, barra a passagem das águas de um lado do canal por aproximadamente seis horas. A barragem retém uma parte da água do canal quando a maré seca, a lona acondiciona parte da água, para que a onda provocada pela descarga tenha velocidade suficiente para arrastar e diluir toda a lama do fundo do canal, renovando a água que provoca o mau cheiro. Já os lixos flutuantes serão barrados na boca do canal por uma tela e depois serão recolhidos através de uma máquina.
De acordo com o coordenador de Aterro Sanitário da Emsurb, José Reinaldo Souza, essa foi a melhor forma de limpar o canal. "Esse canal da rua Comandante Miranda com a Poti é de difícil acesso, somente com esse sistema é possível realizar a limpeza com sucesso", informou.
"Aposto que esse canal vai ficar muito limpo, isso vai ser ótimo para nós moradores do bairro. O mosquito e o mau cheiro vão diminuir bastante", diz o morador Gerssi Cavalcante.
Já o morador Sérgio Santos, diz que a limpeza de canal chegou no momento certo. "Estávamos preocupados com o verão, com o aumento de mosquito, pois a água desse canal fica parada. Agora já podemos ficar tranqüilos, os fins de tarde já não trarão tormento", conta.
Além do lixo, a Emsurb está com 15 agentes de limpeza para retirar os entulhos dentro do canal. "Para facilitar o fluxo da água, se fez necessário a retirada dos entulhos. É dessa forma que constatamos a necessidade da participação popular para a manutenção do canal. O material encontrado aqui fora proveniente de um descarte irregular, que deveria estar acondicionado em um local apropriado", explica Reinaldo.