Um café na manhã de hoje, quarta-feira, marcou o lançamento do I Seminário Internacional sobre Estudos para a Paz e Desenvolvimento. O evento acontecerá de 17 a 21 de novembro no Starfish Resort, situado na Ilha de Santa Luzia, mesmo local do encontro de logo cedo, onde estiveram presentes profissionais da imprensa e representantes de instituições parceiras. Na ocasião o prefeito Edvaldo Nogueira foi representado por sua chefe de gabinete, Lucivanda Rodrigues.
Promovido pelas universidades Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit), o evento objetiva oferecer uma visão integradora da paz e do desenvolvimento, como um saber que determina as decisões éticas e morais do ser humano. "É um evento de suma importância para todas as pessoas. Os estudos para a paz são uma realidade no mundo e nós precisamos colocá-los dentro de todos os contextos sociais que temos conhecimento", ressaltou a coordenadora geral do Seminário e professora de Direito na UFS, Jane Nascimento.
Segundo Jane, os temas serão tratados em conferências, mesas redondas e exposições com debates. "São estudos cientificamente provados na Europa e nos Estados Unidos, mas ainda novos no Brasil. Por isso estamos trazendo também companheiros nossos de outros países", destacou a coordenadora, citando como exemplos acadêmicos de universidades espanholas e um professor americano que representará a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Conforme a coordenadora executiva da Conferência, professora Valdice Queiroz, todo esforço agora deve ser concentrado no sentido de divulgar o evento. "Educadores, profissionais de áreas diversas, todos devem participar. Será uma grande oportunidade de difundir este estudo", afirmou a docente do departamento de Economia da Unit, lembrando que os interessados podem se informar através do site www.seminariodepaz.com.br.