Na abertura da ‘Abav 2008 - Feira das Américas' e do 36º Congresso Brasileiro de Agências de Turismo, o estande da Prefeitura de Aracaju e do Governo Estadual chamou a atenção pela diversidade e riqueza de detalhes. Um dos destaques é a reprodução arquitetônica do Mercado Antônio Franco, com fotos de cenas que fazem o dia-a-dia de um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. O projeto é assinado pelo arquiteto Raoni Pinheiro e inclui três compartimentos dedicados à divulgação do Verão Sergipe 2009, às negociações do trade e à divulgação dos principais roteiros do Estado.
A feira acontece de hoje, quarta-feira, até o próximo sábado, dia 24. O produto turístico Aracaju está sendo apresentado por meio de material promocional da campanha ‘Ser Feliz é Seu Melhor Destino - Turismo com Qualidade de Vida', composto por cartazes, folders, livretos, pastas, CDs interativos com informações e documentários, além de sacolas com fotos dos atrativos naturais e culturais do município. Também fazem parte das potencialidades apresentadas o projeto da nova Orla Pôr-do-Sol, que está sendo construída no Mosqueiro, às margens do Rio Vaza Barris.
A trilha sonora do estande é de autoria do cantor e compositor Sergival, que tem apresentado diariamente seu show ‘As coisas do caçuá', das 17h às 19h, inspirado nas tradições culturais sergipanas. Toda a sonorização, a estrutura e o cachê do artista foram financiados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). A Prefeitura de Aracaju irá aproveitar a oportunidade para divulgar a programação do reveillon na Orla de Atalaia, anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira amanhã, quinta-feira, às 10h30, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
Abertura
A abertura oficial do evento contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, que representou o presidente Luís Inácio Lula da Silva e fez questão de visitar o estande de Sergipe acompanhado do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim. Também prestigiaram a solenidade os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de Minas Gerais, Aécio Neves, e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; o deputado federal Albano Franco, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal; entre outras autoridades, operadores de turismo, agentes de viagem, companhias aéreas, secretarias estaduais e municipais do Brasil e do exterior.
Segundo o presidente da Funcaju, Sérgio Oliveira, a parceria entre os governos estadual, municipal e a iniciativa privada tem sido decisiva para que a participação do Estado no evento supere todas as expectativas e alcance o objetivo maior mostrar as belezas e potencialidades sergipanas. "Com certeza essa união de esforços renderá ótimos negócios para o nosso trade turístico, irá abrir perspectivas para novos projetos e contribuir para a geração de emprego e renda", destacou.
Um grupo de aproximadamente 25 profissionais do setor turístico e dos poderes públicos municipal e estadual está envolvido diretamente na promoção de Sergipe na Abav 2008, que é a maior vitrine do segmento no Brasil. Integram a delegação a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, o presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto Lima, e o secretário Adjunto do Turismo, Jorge Carvalho. A previsão da organização é receber um público de 25 mil pessoas, num universo de 1.500 expositores.