Professores da rede pública municipal são homenageados

Educação
23/10/2008 14h17
Início > Notícias > Professores da rede pública municipal são homenageados

Esta ainda é uma semana de comemoração pelo Dia do Professor, pelo menos para a Secretaria Municipal da Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju, que desde o início da semana realiza uma homenagem especial para os cerca de 500 professores que freqüentam o programa Horas de Estudo. Todos eles estão recebendo um exemplar do livro ´Pais Brilhantes, professores fascinantes - a educação de nossos sonhos: formando jovens felizes e inteligentes´, escrito por Augusto Cury.

Estão sendo contemplados coordenadores e especialistas, professores do ensino fundamental, da educação infantil, especial e de jovens e adultos. Cada grupo está sendo homenageado a cada dia de encontro, que estão acontecendo no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho, no Siqueira Campos.

Desenvolvido pela Diretoria de Educação Básica (Deba) da Semed, o programa tem como finalidade investir na formação continuada dos educadores, visando à melhoria da qualidade de ensino. A entrega do primeiro lote de livros foi realizada pela secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que comemora o bom desempenho que esses profissionais têm tido ao longo da história da educação em Aracaju.

Dentre os motivos que levaram administração municipal a escolher esse título estão o de ser um best-seller que tem como objetivo alertar pais e professores sobre os desafios que são enfrentados freqüentemente, além de trabalhar a questão da elevação da auto-estima de cada leitor.

"O Programa Horas de Estudo é um espaço onde há, constantemente, troca de experiências e interação entre os participantes, além do acúmulo de mais aprendizagem, itens que somados estão contribuindo para a elevação da qualidade do ensino. Essa elevação pode ser comprovada através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um indicador do MEC. Em 2005 a 4ª série estava com um Ideb 2.9 e em 2007, subiu para 3.3. Já a 8ª série possuía um índice 2.5, que saltou para 3.1 no ano passado", comentou a secretária Tereza Cristina, ao falar sobre a importância do programa.

Para Maria da Conceição dos Santos, coordenadora pedagógica da Emef Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, o programa está ajudando a atualizar os profissionais sobre as novas propostas da Educação, além de proporcionar a interação entre os professores.

"Cada vez que participamos do programa há um novo acréscimo no nosso currículo, e isso faz com que a nossa forma de trabalhar mude, pois trocamos experiências, tiramos dúvidas e estabelecemos debates. É como se existisse uma lacuna, que está sendo preenchida através do programa, já que conseguimos nos manter atualizados sobre tudo o que cerca a Educação", destacou.

O livro

Em sua obra, Augusto Cury se propõe a mudar a visão do leitor sobre como produzir uma educação excelente. Para ele, formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. "A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz", revelou.

Segundo o autor, que é psiquiatra, pesquisador da Psicologia e escritor, seu livro é destinado a pais, professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens, a todos que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer suas relações sociais.