PMA estimula cidadão a iniciar seu próprio negócio

Formação para o Trabalho
24/10/2008 14h27
Início > Notícias > PMA estimula cidadão a iniciar seu próprio negócio

Mais de 50% dos treinandos que freqüentam os cursos ofertados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), preferem iniciar um pequeno negócio, ao invés de ingressar em uma empresa recebendo salário mensal. A informação é da própria Fundat. Aqueles que montam uma pequena empresa, ou que permanecem na informalidade, também geram trabalho e renda para uma, duas ou mais pessoas.

Na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (Bibi) está acontecendo o curso de Culinária (doces e salgados). A turma está em contagem regressiva para a conclusão do treinamento e deverá procurar os técnicos do Credpovo - Um banco para Todos, visando adquirir uma linha de crédito.

"A nossa missão é qualificar o cidadão e contribuirmos para a geração de trabalho e renda, o que oportuniza uma melhor qualidade de vida", afirmou o presidente da Fundação, Carlos Magno Costa Garcia, lembrando que são muitos os concludentes dos cursos de culinária que desejam começar um pequeno negócio, principalmente porque comida é um mercado promissor. "O segredo está na confecção do produto e, obviamente, no resultado, ou seja, no sabor. Partindo desse pressuposto, não é difícil obter uma boa clientela", disse.

Carlos Magno visita as unidades e demais locais onde os cursos gerenciados pela Fundat estão acontecendo. Na oportunidade, verifica se os alunos estão satisfeitos; mantém contato com os instrutores e repassa informações sobre os serviços da Fundat. "É exatamente através dessas visitas que a gente avalia a qualidade do treinamento e se tudo está acontecendo dentro do padrão exigido pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o da qualidade", contou.

O curso de doces e salgados consta de uma carga horária de 60 horas. Antes das aulas práticas, a turma, em número de 25, esteve reunida por uma semana obtendo informações sobre relações interpessoais. O treinamento está sendo ministrado pela culinarista Vânia Maria Lima Mendonça. Ela explica que a turma está aprendendo a confeccionar pães caseiros, acarajé, kibe, empanados, coxinha, sonho de valsa e uma série de outros produtos que se inserem em doces e salgados finos. Além disso, os alunos aprenderam com a instrutora noções básicas de higiene, um detalhe fundamental na produção de alimentos.

Empreendedores

Jadilson Pereira dos Santos, 17, é um admirador da arte de cozinhar. Ele pretende trabalhar por conta própria e, ao saber do curso de doces e salgados, resolveu investir nesse novo conhecimento. "É fascinante. A nossa instrutora tem muita habilidade em repassar as informações. Sei que sou jovem, mas tenho o espírito empreendedor", esclareceu, informando que ficou sabendo sobre o Credpovo e que já está pesquisando preços para ir à busca do seu sonho. "O meu primeiro emprego será o meu próprio negócio, com certeza", garantiu.

Maria do Socorro Santos, 42, é dona-de-casa e mãe de três filhos. Atualmente confecciona biscoitos caseiros e os revende, por meio de encomendas. Conforme sua explanação resolveu fazer o curso para aprimorar seus conhecimentos porque pretende iniciar um pequeno negócio. Ela já possui um trailer e  buscará uma linha de crédito do Credpovo. "Estou muito ansiosa para aumentar a minha renda e ter uma vida mais digna. Não vejo o momento de receber o meu certificado", contou.

Credpovo

Credpovo - Um banco para todos, é um programa voltado para oportunizar micro e pequenos empreendedores que desejam iniciar reformar ou ampliar o seu negócio. O programa é resultado de parcerias junto a instituições financeiras que viabilizam o crédito com juros especiais - os mais baixos do mercado.

O programa também consiste na orientação para elaboração de projetos. Os técnicos do Credpovo dirimem qualquer dúvida e participam da confecção do projeto. Além disso, após a implantação, os técnicos acompanham o desenvolvimento, visando sempre o crescimento do empreendimento.