A Prefeitura de Aracaju está montando uma operação especial com o objetivo de preparar os cemitérios da cidade para o Dia de Finados (02 de novembro). Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já estão nos locais realizando a varrição, capinação, roçagem e pintura de capelas, muros e meio-fios. A intenção é deixar os cemitérios em condições adequadas para receber aqueles que vão aproveitar o feriado para visitar amigos e parentes falecidos.
Segundo o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Roberto Gomes, cinco equipes, cada uma com 15 agentes, vão seguir um calendário até a próxima semana, com atividades programadas inclusive no sábado e no feriado. Os trabalhos serão realizados nos quatro cemitérios municipais: São João Batista (no Conjunto Costa e Silva), ABC (no Jardins), Helena Bandeira (na Atalaia) e Cemitério dos Náufragos (na Zona de Expansão).
Todos, no próximo dia 02, ficarão abertos das 7 às 18 horas. O São João Batista, por ser o maior cemitério público da capital e receber, somente no Dia de Finados, cerca de 6 mil pessoas, terá atenção especial. Lá, no feriado e nos dias que antecedem a data, 20 fiscais estão atentos à presença de crianças e adolescentes.
O objetivo é coibir o trabalho de menores de 18 anos, que nesse período costumam limpar túmulos em troca de alguns trocados. A atividade é proibida por lei e vem sendo acompanhada, ano a ano, pelo Ministério Público Estadual. Pensando em esclarecer a população sobre o problema, a Prefeitura de Aracaju afixou avisos na entrada dos cemitérios públicos em funcionamento com informações relativas ao Estatuto da Criança do Adolescente (ECA).
Além dos trabalhos de fiscalização, limpeza, pintura e capinação, a PMA também vai ordenar o trânsito no entorno dos cemitérios, reforçar a presença de guardas municipais e organizar o comércio ambulante de flores, velas e lanches, assim como melhorar a iluminação para permitir as visitas no fim da tarde. Também será montada toda a estrutura necessária à realização das tradicionais missas organizadas pela Diocese de Aracaju no Dia de Finados.
Cemitérios particulares
Os serviços vão se estender aos cemitérios particulares, a exemplo do que é mantido pelo asilo Rio Branco, no conjunto Médice, bairro Luzia. "Houve uma solicitação da diretoria do asilo e, como se trata de uma instituição filantrópica, também vamos realizar a limpeza, capinação e pintura. As equipes vão estar lá esta semana", informa Roberto Gomes.
Ainda de acordo com o diretor, nos demais cemitérios particulares, a exemplo da Cruz Vermelha e Colina da Saudade, Santa Isabel e São Benedito, as equipes da Emurb vai preparar a área externa, reforçando a varrição e a capinação.