Comunidade do Santa Maria vai ganhar horta comunitária

Sempi
24/10/2008 17h04
Início > Notícias > Comunidade do Santa Maria vai ganhar horta comunitária

Como forma de promover um maior e melhor desenvolvimento humano na área do Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP), em parceria com o Governo do Estado, promove discussão para a implantar uma horta comunitária no bairro.

Depois de definida a área de 10 mil m² da horta - a ser implantada no marco de entrada do Conjunto Padre Pedro - as 85 pessoas da Coopfeira (cooperativa gestora da horta) logo vão produzir hortaliças, não só para a comunidade, como para o comércio externo ao bairro, segundo definido na reunião ocorrida na quarta-feira passada, 22, no Palácio dos Despachos.

A reunião foi objetiva e serviu para definir o papel de cada órgão envolvido no projeto. À prefeitura cabe selecionar as famílias, o apoio estrutural ao projeto, enquanto que o governo cede o terreno, além de técnicos da Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe) e da Secretaria de Estado da Inclusão Social; além do poço feito pela Cohidro (Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe).

De acordo com o Secretário de Participação Popular Rômulo Rodrigues, apesar de a feira do Conjunto já acontecer há dois meses, é de fundamental importância a valorização do plantio comunitário na região, pois esta iniciativa vai gerar trabalho e renda dos cooperados. Um poço artesiano deve ser furado na área até o início da próxima semana, o que vai proporcionar maior comodidade aos trabalhadores do local.

Para a Primeira Dama do Estado, Eliane Aquino, esta iniciativa é uma forma de fortalecimento do Santa Maria pois, de uma forma diferenciada e não sendo mais assistencialista, implica realmente de qualificação e geração de renda. Além da horta, a comunidade ainda vai ser beneficiada com uma fábrica de produtos de limpeza e uma metalúrgica, a ser implantadas ainda este ano no local.