PMA continua combate ao comércio ilegal de ´chumbinho´

Serviços Urbanos
24/10/2008 17h38
Início > Noticias > 36099

Em nova ação na manhã de hoje, sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, realizou uma blitz contra o comércio ilegal de chumbinho em vários locais da cidade. Foram apreendidos 278 papelotes do veneno.

A ação, que contou com o efetivo de dois guardas municipais, dois policiais militares, além de três fiscais e um coordenador da Emsurb, teve início na esquina da rua Santa Rosa com José do Prado Franco, no Centro de Aracaju. Lá foram encontrados 200 papelotes contendo o veneno. 

Em seguida, as equipes se deslocaram até a feira do Conjunto Agamenon Magalhães, onde um vendedor ambulante foi flagrado com 78 papelotes e centenas de sacos plásticos para embalagem do chumbinho. Também houve fiscalização na feira do conjunto Castelo Branco, mas não foi encontrada nenhuma irregularidade.

Um acordo firmado no Ministério Público Estadual no dia 22 de setembro deste ano estabelece que a Emsurb, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária devem realizar ao menos uma fiscalização deste tipo por mês. Mas de acordo com o presidente da Emsurb, Sílvio Santos, a idéia é intensificar as ações contra o comércio irregular. "Ao invés de apenas uma vez ao mês, essas fiscalizações serão feitas uma vez por semana em dias alternados para surpreendermos as pessoas que traficam o chumbinho", ressaltou.

Somente no mês de outubro a Prefeitura de Aracaju apreendeu 616 papelotes de chumbinho, além de dois quilos do veneno dentro de uma garrafa de plástico. Todo o material recolhido é encaminhado para o Ministério Público como evidência e deve ser destruído.