Preocupada em proporcionar espaços de lazer de qualidade à população, a Prefeitura de Aracaju reurbanizou várias praças nos bairros da capital sergipana. As obras, coordenadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), visam a uma série de melhorias, com o intuito de tornar os espaços mais agradáveis. A Praça Chico Mendes, localizada no Conjunto Orlando Dantas, Bairro São Conrado, já está em fase de acabamento, e será mais uma a somar pontos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da região.
O conjunto de benefícios previstos para cada praça reúne parque infantil, área de contemplação - que conta com a colocação de mobiliário urbano - arborização, lixeiras e iluminação adequada. A acessibilidade também é priorizada em todas as praças construídas ou reformadas pela Prefeitura, que instalou rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil. De acordo com a arquiteta da Emurb, Angélica Rocha, existe ainda uma preocupação em respeitar os costumes de cada comunidade na hora de planejar as melhorias para as praças.
No espaço onde hoje está localizada a Praça Chico Mendes, os moradores do Conjunto Orlando Dantas costumavam praticar as famosas ‘peladas'. De acordo com Walter Damaceno, morador do bairro há 30 anos, o espaço era inadequado para o esporte. "Aqui não existia praticamente nada, era só um espaço de terra batida e duas traves. Nós jogávamos futebol na força de vontade mesmo, mais pela tradição do bairro", relata. Respeitando a tradição, para o projeto da praça, a Emurb planejou a construção de um campo de futebol que conta com gramado, traves, alambrado e iluminação adequada.
Walter Damaceno destaca ainda a importância de todos os moradores se conscientizarem em prol da conservação da praça. "Para nós, que antes não tínhamos um bom espaço de lazer, é muito importante que a praça permaneça em bom estado de conservação", destaca. A Praça Chico Mendes demorou cinco meses para ter sua estrutura construída, só faltando agora ser concluída a colocação do gramado e a instalação da iluminação do campo. A obra da praça gerou 25 empregos.