Olhar atento, jeito cuidadoso e muita vontade de aprender. Assim a pequena Micaele, de 11 anos, aprende a fazer arte a partir de jornais velhos na oficina de papel promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio de Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), parceira da 3ª edição da Feira do Livro. O evento está acontecendo na biblioteca Estadual Epifânio Dória.
Micaele Menezes estuda na 4ª série da Escola Estadual Centro Machado Menezes, em Itabaiana, e diz que adora ler. "Já li a história de Zezinho e também a do Patinho. Eu gosto de ler, é importante para quando crescer ter um emprego bom". Sobre a oficina, ela conta que não sabia ao certo o que é reciclagem. "Aqui me ensinaram sobre a reciclagem, a importância de cuidar do meio ambiente e agora já estou fazendo um vaso", diz empolgada.
Segundo a professora Joana Andrade, a oficina de papel foi a que mais chamou a atenção das crianças. "Tudo aqui é novidade para eles. Na escola, nós não temos biblioteca com muitos livros, mas sempre procuramos incentivar a leitura. E esse contato com o papel, com o que pode ser feito com o que iria para o lixo, é muito legal", acredita.
De acordo com a coordenadora da oficina de papel, Tereza Cristina, a oficina é aberta a todos os visitantes. "Não precisa se inscrever. Que tiver interesse, pode passar e já vir aqui aprender. Além da arte do papel, nós ensinamos principalmente sobre o meio ambiente, sobre a reciclagem, então é muito válido", disse.
A oficina de papel na Feira do Livro funciona até o próximo domingo, sempre das 10 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. Cerca de 200 estudantes passam pela oficina por dia. Além disso, os visitantes também ganham um brinde pronto feito em papel.