A Escola de Artes Valdice Teles, unidade ligada à Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), além de oferecer gratuitamente à população aracajuana diversos cursos relacionados às artes, vem mudando a realidade de crianças da periferia da capital sergipana. O projeto social ´Talentos de Aracaju´ é considerado o carro chefe da instituição, e já vem colhendo bons frutos.
Todos os sábados, 84 crianças dos bairros Jetimana, Alto da Jaqueira, e Coqueiral, com idade entre 5 e 17 anos, são levadas até a Escola de Artes para participar de oficinas de técnica de pintura e desenho, canto em coral, acordeon, violão, capoeira, dança, flauta doce e teatro. As aulas acontecem das 8 às 12 horas. Ao chegar, todos recebem um reforçado café da manhã, e, ao final das oficinas, mais uma refeição é servida. Uma parceria com uma empresa de transporte garante o traslado dos alunos.
De acordo com o diretor da Escola de Artes, José Eugênio, o projeto prioriza crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. "Nosso intuito é fazer com que o ‘Talentos de Aracaju' vá além das oficinas. Aqui elas encontram amor e acolhimento, requisitos necessários para o desenvolvimento humano", afirma. Ainda de acordo com José Eugênio, os pais dos alunos sempre comentam a respeito da mudança de comportamento dos filhos na escola e em casa depois do início da participação no projeto.
O sucesso do projeto "Talentos de Aracaju" já ultrapassou os limites da Escola de Artes. Um coral de 60 crianças, que carrega o mesmo nome do projeto, se apresenta periodicamente em eventos na capital sergipana. A última apresentação do grupo foi na última terça feira, em um evento do Tribunal de Justiça.
"Alguns alunos que participam dos projetos da Valdice Teles hoje acompanham músicos famosos no Estado. Nossas crianças só precisam de oportunidade para ter acesso aos bens culturais para que possam alçar seus próprios vôos", comenta o diretor da escola.
Além do ‘Talentos de Aracaju' a Escola de Artes Valdice Teles também desenvolve o projeto ‘Dó-Ré-Mi' junto à Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Atalaia. Lá os alunos do ensino fundamental participam das mesmas oficinas oferecidas aos meninos e meninas do ‘Talentos de Aracaju'.