Dominar uma língua estrangeira se tornou uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. "Não é difícil, basta dedicar-se e aprimorar o conhecimento", afirmou Maressa de Oliveira Garcia, professora de idiomas que ministrou o curso de Língua Espanhola para 20 cidadãos do bairro Santa Maria, por meio da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). As técnicas aplicadas no ensino-aprendizagem contribuíram para um melhor aproveitamento da turma, que freqüentou o treinamento na Unidade de Qualificação da Fundat do Santa Maria.
Apesar de jovem, a professora Maressa tem especialização na língua espanhola, inclusive, com residência no México. O método aplicado no transcorrer do curso possibilitou uma melhor aprendizagem junto aos alunos. As aulas foram dinâmicas, com apresentações de vídeos, análise de textos, gramática, músicas, conversação, escrita e outras séries de apetrechos. Acompanhando a entrega dos certificados, Maressa entregou a cada um dos seus alunos um CD para ajudar a todos a treinar a pronúncia da língua espanhola. Em contrapartida, a professora recebeu diversos presentes, inclusive um buque de flores.
Maressa Garcia conquistou a turma e, como retorno, no encerramento do curso, que aconteceu ontem, à tarde, os alunos conversaram em espanhol. Liziane Pereira Lisboa, grávida do sexto mês, representou os colegas, presenteando a todos com uma canção em espanhol. "Foi muito gratificante para todos nós. A nossa professora surpreendeu a todos com a sua didática", disse Liziane.
Cursos
A administração do prefeito Edvaldo Nogueira tem priorizado a capacitação profissional por entender que é o caminho para o cidadão ter uma melhor qualidade de vida. A Fundat, órgão responsável pelo Programa de Qualificação Profissional, tem aplicado os cursos, de acordo com a solicitação das comunidades. Não é a primeira vez que a fundação desenvolve o curso de espanhol no bairro Santa Maria, bem como da língua inglesa.
Como lembrou o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, o espanhol é a língua materna de cerca de 350 milhões de pessoas em 21 países. "Trata-se do segundo idioma do mundo na comunicação internacional e o terceiro na política, economia e na cultura. O conhecimento da língua espanhola é essencial para aqueles que já estão no mercado de trabalho ou ainda, para quem busca o primeiro emprego", afirmou o presidente.
Carlos Magno ressaltou ainda que muitas empresas em Aracaju, a exemplo de hotéis, têm solicitado profissionais com o conhecimento na língua espanhola. Pessoas que estão pensando em desenvolver atividades como recepcionista, porteiro e outras funções em hotéis é bom saber o espanhol. Tenham a certeza que é vantajoso", reforçou.