A fim de buscar experiências que contribuirão para o sucesso da horta comunitária do bairro Santa Maria, o secretário da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp), Rômulo Rodrigues, foi ao interior do Estado durante a última semana conhecer alguns projetos semelhantes já em andamento. As oportunidades serviram para agregar conhecimentos e antever dificuldades comuns. A expectativa agora é que ao longo do mês de novembro sejam plantadas as primeiras mudas no Santa Maria.
No último dia 23, a convite do Banco do Brasil, Rômulo visitou o município de Simão Dias, onde conheceu o projeto Consórcio da Juventude. Lá cerca de 30 jovens produzem e garantem suas rendas numa horta orgânica composta por culturas mais fáceis de serem manuseadas. Salsa, cebolinha, coentro e alface são alguns exemplos. "Vimos um sistema de produção e irrigação nos mesmos padrões que queremos implementar aqui", comenta o secretário.
Já no dia 28, em Itabaiana, Rômulo presenciou o lançamento da fazenda modelo do Projeto Pequeno Produtor, Grande Empreendedor - uma parceria do Instituto GBarbosa (IGB) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). A iniciativa beneficia os produtores de legumes da região lhes oferecendo subsídios para uma gestão mais eficiente dos seus pequenos negócios.
De acordo com o secretário, o Projeto tem preocupações comuns com as que vêm sendo tratadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ao viabilizar a horta do Santa Maria. "Eles têm uma preocupação ambiental com as áreas de produção, com a qualidade e segurança do alimento e também com o crescimento econômico sustentável", ressalta Rômulo.
Novidades
Uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, a horta comunitária do Santa Maria deve entrar em funcionamento já no próximo mês. O terreno, situado numa área de 10 mil m² no marco de entrada do Conjunto Padre Pedro, foi terraplanado recentemente e agora passa por um processo de gradação, que consiste na preparação do solo para o plantio. Outra novidade é que há três dias teve início a escavação de um poço artesiano.
Em paralelo ao plantio das primeiras hortaliças, a Prefeitura pretende instalar no local um programa de reciclagem de coco. "Estamos aguardando o projeto urbanístico ficar pronto. A idéia é extrair do coco a água e o substrato que servirão de adubo e fertilizante para a horta", destaca Rômulo Rodrigues, lembrando que a reciclagem irá agregar valor às atividades desenvolvidas na horta e ainda criar uma fonte de artesanato.