Manter o padrão de capital brasileira da qualidade de vida não é fácil, mas a Prefeitura Municipal de Aracaju, através de várias ações, continua mantendo o título. Uma das iniciativas é a limpeza da cidade. Com as atividades diárias e a realização de mutirões, a PMA mantém a capital sempre limpa, gerando elogios dos turistas e da população local.
A cada três meses, mutirões são realizados em toda a cidade pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Cada equipe é composta de 10 pessoas, somando um total de 150 homens para cumprir a tarefa. O trabalho de limpeza inclui varrição, capinação, recolhimento de lixo, pintura de meio fio e poda de árvores. "Dependendo da extensão do bairro, a equipe fica em média 10 dias no local, cumprindo o planejamento do mutirão", informa o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Roberto Gomes.
Um verdadeiro arsenal de equipamentos é utilizado nos mutirões: caçamba para fazer a remoção do lixo, pá, vassoura, gadanho, carro de mão, estrovenga, pá carregadeira, baldes e trinchões para a pintura de meio fio. Segundo Roberto, esse também é um trabalho de prevenção contra a dengue. "Toda a tarefa realizada pela Emsurb não só previne a dengue, assim como outros vetores e doenças que possam vir a ser identificados nas localidades que trabalhamos", diz o gerente.
Roberto ainda solicita que a população dê sua contribuição, não jogando lixo nas vias públicas e aguardando o carro coletor, que passa três dias por semana nas ruas de todas as localidades. "Além do carro coletor, temos o recolhimento de entulho que fazemos uma vez por semana em todos os bairros. No entanto, as pessoas ainda insistem em descartar esse material de forma irregular. As caixas coletoras também são uma opção para que as pessoas descartem o lixo de forma correta", explica.
Em Aracaju há 25 caixas coletoras de 30m³ e 30 são de 5m³. Essa medida ajuda na prevenção de combate a ratos, baratas e outros vetores prejudiciais a saúde humana. "Os mutirões são desenvolvidos em toda a cidade e reforçamos o pedido de ajuda à população, para que mantenha a sua rua limpa e conservada, afinal, cidade limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja", conclui Roberto.