Equipes do SAMU Aracaju participam de Curso de Atendimento para Múltiplas Vítimas

Saúde
31/10/2008 09h33

Aracaju está sediando o I Curso de Atendimento às Múltiplas Vítimas. A capacitação é piloto no Brasil e objetiva a implementação de um sistema de Resposta Única no Nordeste brasileiro no atendimento de catástrofe ou grandes desastres. Aberto ontem, quinta-feira, no Centro de Convenções, o curso será realizado em três dias consecutivos.

Estão sendo realizadas aulas teóricas e aulas dinâmicas, com simulados de campo e simulados de mesa. Um grande simulado com cerca de 40 vítimas sobre "Ações de resposta para os acidentes com produtos perigosos" será realizado neste sábado, dia 1º.

Na solenidade de abertura, o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, afirmou que a cidade de Aracaju foi privilegiada por sediar o Curso, que é uma promoção do Ministério da Saúde. "A capacitação vai ampliar e qualificar a ação pública da Rede de Urgência e Emergência de Sergipe e de Aracaju. Manter e a cada dia melhorar o padrão de qualidade nessa área de atendimento é o nosso lema", disse Marcos Ramos.

Estavam presentes ainda o coordenador de Urgência e Emergência do SUS Municipal e as coordenadoras do SAMU Sergipe e Samu Aracaju, respectivamente Conceição Mendonça e Ivana Mendonça. Participam da capacitação profissionais dos SAMUs Municipal e Estadual e representantes de órgãos parceiros em Urgência e Emergência: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Conceição Mendonça explicou que a capacitação em Sergipe é pioneira e que tem como objetivo a criação de um Plano de Contingência a Atendimento de Múltiplas Vítimas e Acidentes no Nordeste. "Os técnicos do SAMU Sergipe e SAMU Aracaju, neste curso, estão sendo preparados para serem multiplicadores. Daqui sairão profissionais que irão compor o corpo técnico para a construção de Plano de Contingência em outras regiões", afirmou.

Ivana Mendonça reforçou a importância da realização do curso na capital sergipana e disse que "o SAMU Sergipe e SAMU Aracaju são referência nacional, dada a experiência da Rede de Urgência e Emergência, da Rede Hospitalar e da Atenção Básica construída em Aracaju e que está sendo implementada no Estado de Sergipe".

Confira a programação do curso:

30 de Outubro - Quinta Feira
8h30 Introdução Edison Teixeira
9h Comando e Controle Edison Teixeira
10h Intervalo - Coffe Break
11h Comunicação Edison Teixeira
11h30 Triagem Edison Teixeira
12h15 Posto Médico Avançado Edison Teixeira
13h Almoço
14h Transporte Edison Teixeira
14h30 Preparação da Rede Hospitalar Fábio Alves - SE
15h30 Regulação Médica Clóvis França - SE
16h Transporte Aeromédico Edison Teixeira
16h30 Intervalo - Coffe Break
17h Eventos com Aglomerações Edvaldo Santos - SE
18h Encerramento


31 de outubro - Sexta-Feira
8h30 Como implantar os protocolos Edison Teixeira
9h30 Kit Médico de desastres Edison Teixeira
10h15 Intervalo - Coffe Break
10h45 Exercício de Triagem Edison Teixeira
12h15 Almoço
14h Responsabilidade do SAMU e organização da atenção pré-hospitalar Edison Teixeira
15h Conceitos, classificação e riscos relacionados aos Produtos Perigosos CETESB
16h Ações de resposta para os acidentes com produtos perigosos CETESB - Diego Gonzalez
16h30 Intervalo - Coffe Break
17h Continuação - Aramis Cardoso Beltrami
18h Encerramento

1 de novembro - sábado
9h El rol de CGVAM en las emergencias químicas. Aramis Cardoso
10h Acidentes Químicos: particularidades de interesse para o setor saúde. Preparação e ações de resposta do setor saúde aos acidentes químicos Diego González
12h Almoço
14h Simulado Prático Equipes
17h Encerramento