Cursos profisssionalizantes são ofertados pela PMA

Formação para o Trabalho
03/11/2008 09h29
Início > Notícias > Cursos profisssionalizantes são ofertados pela PMA

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), disponibiliza mais de 40 cursos profissionalizantes para a população. Somente na última semana, 91 pessoas concluíram capacitações nas áreas de culinária (doces e salgados) e artesanato (bijuteria), informática e atendimento ao cliente. Os cursos foram ministrados na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (Dona Bibi), no Centro de Defesa da Mulher e Apoio a Cidadania (Instituto Bem Querer) e no Instituto Viver de Proteção Social.

A culinarista Vânia Maria Lima Mendonça, professora do curso de culinária e chef há vários anos, afirmou que a maioria dos seus alunos tem conseguido trabalho com carteira assinada ou estão desempenhando a atividade por conta própria. "É tão bom saber que os meus alunos estão se dando bem, gerando a sua própria renda".

Maria Eliane Santos das Neves, uma das 25 pessoas que concluíram o curso de doces e salgados, ao receber o certificado comentou que não sabia absolutamente nada de culinária. "A dedicação da instrutora e a paciência em nos ensinar contribuíram para que eu deslanchasse no aprendizado", afirmou, destacando que já está comercializando doces e salgados.

A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Viana, ao entregar os certificados à turma, comentou que o primeiro passo foi dado e que, a partir daquele momento, competia aos alunos aplicarem o aprendizado.

Bem Querer

No Bairro Coqueiral, uma parceria com o Instituto Bem Querer, localizado na Rua Lagoa Santa, 375, possibilitou que a Prefeitura de Aracaju capacitasse homens e mulheres daquela comunidade, por meio do curso de bijuteria.

Foram 30 alunos concludentes, que por um período de dois meses aprenderam a arte com a artesã e instrutora Elaine Prado. A coordenadora da instituição, Maria Edilma Bomfim Linhares, falou sobre a importância do curso. "Com certeza, essa profissionalização irá gerar trabalho e renda".

A aluna Maria Eulália Melo de Andrade informou que o aprendizado foi importante. "Vou produzir e negociar. Esse treinamento chegou em boa hora".

Instituto Viver

Vinte e duas pessoas receberam os certificados após concluírem o curso de informática. Desta vez, o treinamento foi resultado de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Viver, sediado na rua Porto da Folha, 757, bairro Cirurgia. Já no curso de atendimento ao cliente, 14 pessoas foram capacitadas.

O coordenador do instituto, César Viana Costa, agradeceu a parceria. "A gente mantém contato com várias empresas e não será difícil conseguir trabalho para aqueles que se qualificaram na nossa instituição.