Infraero faz simulação de emergência com apoio da Prefeitura

Saúde
31/10/2008 17h26

A simulação de um grande desastre de avião no Aeroporto Santa Maria na manhã de hoje, sexta-feira, mobilizou diversas entidades, entre elas a Superintendência Municipal de Transportes e Trãnsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). O ensaio, organizado todos os anos pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), faz parte do curso de formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), e movimentou mais de 150 pessoas, entre voluntários e profissionais do aeroporto e da área de saúde.

Para dar maior veracidade ao suposto acidente, a SMS cedeu além dos 35 estagiários para se passarem por vítimas, duas unidades de suporte básico, uma unidade de suporte avançado além de outras equipes para o treino. Durante os exercícios, a Infraero utilizou um helicóptero para remover ‘acidentados' para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). O sobrevôo do aeroporto até o Huse serviu para averiguar o tempo de resposta do atendimento, que neste caso foi de três minutos.

Para o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca, "numa situação de grande vulto, temos que contar com a população, pra ajudar em algumas situações".  Além disto, ele informou que em uma situação real, todos os órgão da prefeitura estariam envolvidos, desde a RUE e o Samu, até a SMTT. Além da própria Infraero, e representantes da Prefeitura de Municipal de Aracaju (PMA), estiveram presentes ainda o Corpo de Bombeiros, Samu 192 Sergipe, Força Aérea, Exército, Marinha, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.