Equipes da PMA são mobilizadas no Dia de Finados

Serviços Urbanos
03/11/2008 11h04
Início > Noticias > 36148

Centenas de pessoas aproveitaram o dia de ontem, domingo, Dia de Finados, para fazer sua homenagem aos entes queridos sepultados nos cemitérios municipais (São João Batista, no Castelo Branco; Helena Bandeira, na Atalaia; ABC, no Jardins e dos Náufragos, na Zona de Expansão da cidade). Durante todo o dia, foram realizados cultos religiosos em frente à capela dentro do São João Batista.

"Há três anos minha mãe morreu. Sempre procuro vir aqui em datas que a lembram, como aniversário e natal. Hoje, aproveitei para vir logo cedo. Essa é uma forma de estar mais perto dela e fazer a minha homenagem", disse emocionado o motoboy João Bispo

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) colocou à disposição da população 22 banheiros químicos nas entradas dos cemitérios. Além disso, nove fiscais ficaram responsáveis por coibir a lavagem das carneiras por crianças e adolescentes. Agentes de limpeza também fizeram plantão para evitar o acúmulo de lixo causado pelo grande fluxo de pessoas.

Segundo o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Antônio Carlos Mota, a proibição do trabalho infantil dentro dos cemitérios surgiu de um acordo com o Ministério Público. "Desde o ano retrasado está terminantemente proibido que menores de dezoito anos realizem esse tipo de trabalho em qualquer cemitério da cidade. Por isso estamos sempre fiscalizando esses locais para coibir essa prática", informou.

Do lado de fora do cemitério, foi grande comércio de flores. A assistente social Ivone Nascimento contou que sempre cuida do túmulo de sua família. "Meu pai, meu avô e minha avó estão enterrados aqui, então eu e minha mãe arrumamos e enfeitamos o local onde eles estão enterrados para que nosso familiares possam prestar as homenagens", ressaltou.

Limpeza

Já na manhã de hoje, segunda-feira, agentes de limpeza da Emsurb e agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizavam a limpeza e imunização dos locais que podem acumular água parada nos cemitérios.

De acordo com o gerente de limpeza da Emsurb, José Roberto Gomes, o trabalho tem caráter preventivo. "Estamos colocando areia no suporte dos vazos e virando eles para não permitir o surgimento de focos do mosquito da dengue. É importante que a população tome como exemplo esse tipo de trabalho para fazer a mesma coisa em suas casas", falou.