Pessoas iniciando pequenos negócios, melhor qualidade de vida e auto-estima elevada. Esse foi o resultado dos cursos de culinária (doces e salgados) e biscuit, realizados na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, localizada no bairro Porto D'anta. A entrega dos certificados aconteceu na última segunda-feira, reunindo mais de 80 pessoas, entre alunos e convidados. A unidade integra a Prefeitura de Aracaju e é gerenciada pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).
A freqüência dos participantes foi de 100%, bem como o comparecimento para o recebimento do certificado, o que demonstrou a integração entre a coordenação da unidade, os instrutores e os alunos. O resultado do aprendizado foi a exposição dos trabalhos em biscuit e a degustação de doces e salgados. Ao todo, 26 alunos se inscreveram e freqüentaram as aulas até o final, ministradas pela culinarista e chef Vânia Maria Lima Mendonça.
Doces e Salgados
Ao receber o certificado, Hercules Stevan do Rego agradeceu à Prefeitura de Aracaju pela oportunidade de aprender e garantir uma renda extra. "Moramos num bairro pobre e essa profissionalização é importante. Já estou confeccionando doces e salgados e, aproveitando o ensejo, anotem o número do meu telefone para quando desejarem fazer encomendas. Em breve estarei fazendo meus cartões de visita", sorriu.
Hercules do Rego afirmou que o curso não se resumiu apenas ao aprendizado prático. "A nossa professora Vânia mudou a cabeça de muita gente e tudo para o bem. A coordenadora desta unidade, Rosemeire Mendes Alves, também teve uma participação efetiva e, com o seu jeito solidário, humanizou e interagiu com todos", reconheceu.
Biscuit
O treinamento em biscuit reuniu 23 alunos, que freqüentaram a sala de aula com assiduidade. Ministrado pela artesã e instrutora Telma Maria Vieira de Andrade, o curso contribuiu para a elevação da auto-estima dos participantes e, principalmente, para a geração de trabalho e renda.
A treinanda Marili Ribeiro da Silva alegou que estava realizando um sonho. "Eu desejava muito aprender a confeccionar peças em biscuit porque queria melhorar a minha vida. Conseguimos. O meu sonho está acontecendo. Não acredito. Muito obrigada em nome de todos os alunos que também estão felizes como eu", declarou.
O evento foi prestigiado pela diretora Operacional, Marta Rocha, representando o presidente da Fundat, Carlos Magno; diretora Técnica, Rosana Amaral; diretora Administrativa e Financeira, Vanda Fonseca; coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, Camila Viana, além de funcionários públicos e outros convidados.
Marta Rocha destacou que, a cada encerramento, é uma emoção diferente e fez questão de lembrar que a assiduidade e o entusiasmo dessa tuma ficará registrada na história da Fundat. "Não tivemos desistências. Para nós é o resultado da integração entre todos os envolvidos na realização dos cursos. Parabéns!", comemorou.
A diretora Operacional lembrou que muitos concludentes já estavam desenvolvendo as atividades de culinária ou artesanato em biscuit. "Entendemos que estamos cumprindo a nossa missão e, com certeza, tanto o prefeito Edvaldo Nogueira, quando o presidente da Fundat, Carlos Magno, também estão satisfeitos com os resultados", comentou.
Ainda durante o evento, Rosana Amaral, responsável pelo Projeto Freguesia, autorizou a comercialização das peças produzidas nas feiras de arte e artesanato das Praças Tobias Barreto e Olímpio Campos. O técnico do Credpovo, Paulo Mota, aproveitou a oportunidade para repassar informações sobre o programa, como linhas de financiamento e taxas de juros. "Estamos à disposição de todos. Aqueles que desejarem montar um pequeno negócio podem procurar a sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, 104, Centro", esclareceu.