Biblioteca da PMA estimula prática da leitura entre aracajuanos

Funcaju
05/11/2008 14h16
Início > Notícias > Biblioteca da PMA estimula prática da leitura entre aracajuanos

A leitura faz parte do dia-a-dia do aracajuano Adalberto Silva Filho, 53. Morador do conjunto Augusto Franco, o gráfico freqüenta a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes ao menos duas vezes por semana. "O ambiente é bem organizado e sempre que posso estou aqui lendo jornais, revistas ou livros", comenta. A seu dispor um acervo com mais de 10 mil exemplares, salas de leitura arejadas e com sistema de ar-condicionado, além de uma equipe de profissionais capacitados.

Adalberto é uma das cerca de 300 pessoas que visitam a Ivone de Menezes semanalmente, de acordo com o cadastro instituição. "É um número que vem crescendo desde a inauguração, há quatro anos. Vêm pessoas de universidades, escolas e também da própria comunidade", destaca a bibliotecária Maria José, diretora da biblioteca - uma unidade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), sob competência da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju).

A cada mês as atividades de rotina - pesquisas orientadas e empréstimo domiciliar - são complementadas por uma programação específica. "Observamos datas comemorativas como o Dia do Índio e do Livro", afirma Maria José. Nesse sentido são desenvolvidos os projetos a ‘Hora do Conto', onde um especialista conta histórias para crianças de escolas convidadas e o ‘Encontro com o Escritor', quando determinado autor lança seu livro para o público presente na biblioteca.

De acordo com a coordenadora do departamento infanto-juvenil, pedagoga Lucivanda Lima, as escolas públicas são constantemente convidadas a usufruírem da estrutura. "Quando definimos a programação mensal nós vamos às escolas agendar visitas e pedir que tragam suas crianças para a biblioteca", ressalta Lucivanda, lembrando que algumas das atividades são realizadas numa ampla área externa situada no entorno do estabelecimento.

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes funciona todos os dias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Segundo a coordenadora, qualquer cidadão pode visitar a instituição. Já as escolas têm a opção de agendar suas visitas através do número 3179-6410.