Leitores de todas as idades já contam com 74 novos títulos na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira. O novo acervo foi doado pela Construtora Norcon, através do projeto 'Leia Mais', e é composto por obras de autores sergipanos, cuja publicação foi patrocinada pela Fundação Oviêdo Teixeira.
A gerente de comunicação corporativa da Norcon, Ana Cristina Sampaio e a analista de comunicação da empresa, Thaís Mendonça, fizeram a entrega das obras à diretora da biblioteca, Maria José. A iniciativa amplia a quantidade de obras da Ivone de Menezes, que hoje conta com 12 mil livros, revistas, jornais, fitas cassetes, DVDs e CDs.
Maria José garantiu que a doação proporciona a ampliação do acervo e valoriza o escritor e a literatura sergipanos. "Nós também contamos com as doações da comunidade para aumentarmos o nosso acervo. Os livros nos ajudam a pensar. Então, esta doação só veio concretizar esta máxima", informou Maria José.
"Pretendemos trabalhar com a comunidade no período de férias através da contação de histórias, leitura livre de livros e gibis, além de promover uma gincana cultural como forma de dar continuidade as nossas atividades. Vamos deixar a biblioteca com uma linda ornamentação natalina e convidativa para a comunidade que nos acolhe carinhosamente", adiantou Maria.
Para o estudante de Letras, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rodrigo de Santana Dias, a iniciativa é fundamental para a manutenção das bibliotecas. "Eu acho importante priorizar a literatura do Estado. Nós costumamos valorizar mais os escritores do eixo sul-sudeste e não valorizamos os nossos. Essa iniciativa estimula os jovens autores sergipanos a entrar no universo da literatura", aprovou Rodrigo.
No dia 24 de outubro, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, também mantida pela PMA e Funcaju, foi agraciada pelo Projeto ‘Leia Mais' com a doação de 56 novos livros. (http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=36132) O projeto busca incentivar os programas educacionais da Norcon e estimular a leitura nos canteiros de obras da empresa.
Mas de acordo com Ana Cristina Sampaio, o Leia Mais também contribue para a melhoria dos acervos de bibliotecas públicas, estaduais e municipais, além de acervos particulares, sempre valorizando os autores sergipanos, por meio da Fundação Oviêdo Teixeira.
No acervo da Fundação, criada há 18 anos pela Norcon, há mais de 1.500 livros entre poesias, contos, romances, publicações técnicas, dentre outros gêneros literários. Estas publicações foram possíveis através do Projeto ‘Cultura em Palavras', que incentiva a produção literária, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).