Campanha anti-rábica da PMA vacina mais de 44 mil cães e gatos

Saúde
07/11/2008 10h38
Início > Noticias > 36177

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu recentemente mais uma Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A ação tem garantido a ausência da doença na capital - há mais de cinco anos não é registrado um só caso. Mais de 44 mil cães e gatos foram imunizados, número que somado aos serviços prestados por hospitais e clínicas particulares deve atingir a quase totalidade dos animais da capital.

A campanha teve início no dia 22 de outubro, com os agentes visitando residências da Zona de Expansão. O trabalho de porta em porta durou três dias. Já nos dias 26 e 27 aconteceu a etapa mais abrangente. Ao todo 100 postos de vacinação foram montados em diversos bairros da capital. De acordo com o médico veterinário Gilberto França Marques, coordenador da campanha, a ação envolveu 540 profissionais entre vacinadores, supervisores de área, pessoal de apoio e coordenação.

A Prefeitura realiza campanhas anti-rábicas duas vezes por ano. A próxima edição já está agendada para a terceira semana do mês de março. "Apesar da imunização ter validade de um ano, a segunda campanha anual vem como um auxílio para evitar falhas na manutenção, conservação ou aplicação da vacina durante a primeira campanha", explica Gilberto França, lembrando que os animais podem ser vacinados duas vezes num curto intervalo de tempo. "Não há problema algum, na verdade equivale a um reforço", conclui.

Segundo o veterinário, quem por ventura não pôde levar seu animal a um dos postos deverá efetuar a vacina a qualquer dia no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da PMA, situado na avenida Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, bairro Capucho. "Durante o ano todo nós temos vacina aqui", afirma. O Centro fica próximo ao prédio da Justiça Federal e funciona de segunda a sexta-feira: pela manhã das 7 às 12 horas e à tarde das 13 às 17 horas.