Prefeitura realiza blitz para combater poluição sonora

Serviços Urbanos
10/11/2008 17h36
Início > Noticias > 36194

Combater a poluição sonora. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou mais uma blitz na última sexta-feira à noite. Foram cinco estabelecimentos notificados, em uma única noite.

"Nosso trabalho é diário, de segunda a sexta-feira, além dos plantões e blitz. Fazemos agendamento de visitas, mas lembramos que não cuidamos de som de carro, que hoje está a critério do Pelotão Ambiental da Polícia Militar. Cuidamos de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, trailers de lanches, e industriais. Havendo perturbação do sossego público por estabelecimentos fixos nós agimos imediatamente e fazemos a autuação", relata o coordenador de Poluição Sonora da Emsurb, Ednaldo Santos.

A atuação da Emsurb é com base na Lei de Contravenções Penais (Dec. Lei nº 3.688 de 03 de outubro de 1941), art. 42, inciso III, que diz: "perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, é crime. Pena: prisão simples, de 15 dias a três meses, ou multa".

As denúncias urgentes de uso abusivo de som podem ser realizadas através do número direto da equipe 8802-1201 e as fiscalizações programadas podem ser agendadas através do 0800-2841300, ou ainda pelo e-mail: emsurb@aracaju.se.gov.br. As reclamações também podem ser feitas pelo telefone 190, da Polícia Militar.

Dia da Audição - 10 de novembro

A Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) conscientiza a população há 4 anos com a Campanha Nacional da Saúde Auditiva. A iniciativa, que conta com o apoio de empresas do setor de Audiologia e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), enfoca os mais diversos temas como a saúde auditiva do idoso e dos jovens, o som alto no carnaval, surdez ocupacional, perda auditiva induzida por ruído (PAIR), a obrigatoriedade do teste da orelhinha, entre outros. O objetivo é desmistificar alguns tabus que envolvem a deficiência auditiva e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

O objetivo do Dia da Audição é informar e conscientizar sobre os riscos que o som alto dos tocadores de MP3, discotecas e shows, podem agredir o ouvido de outras formas, causando zumbido, fortes dores de cabeça, insônia e dificuldade de entendimento pode trazer à audição. Para conhecer mais sobre a Campanha Nacional da Saúde Auditiva acesse www.saudeauditiva.org.br.