Um espaço indispensável na formação do cidadão. Foi com essa frase que a educadora Izabelle Maia definiu a biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma unidade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), sob competência da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju). "Aqui as crianças têm a oportunidade de aprender e valorizar o livro desde cedo. A leitura transforma o homem, mexe com o cognitivo e o intelecto do ser", afirma.
Com aproximadamente 35 mil exemplares, a instituição dispõe de salas de leitura arejadas e uma equipe de profissionais capacitados para auxiliar os visitantes. A biblioteca recebe cerca de 250 freqüentadores diariamente. "O número de visitas só reduz nos finais de semana. Vêm pessoas de universidades, escolas e também da própria comunidade", destaca a diretora da biblioteca, Zélia Trindade.
De acordo ainda com a diretora da biblioteca, Zélia Trindade, as escolas públicas são constantemente convidadas a usufruírem da estrutura. "Quando definimos a programação mensal, geralmente em datas comemorativas, nós vamos às escolas agendar visitas e pedir que tragam suas crianças para a biblioteca", ressalta.
Além da programação mensal, são realizadas atividades de rotina, a exemplo de pesquisas orientadas e empréstimo domiciliar. Nesse sentido, são desenvolvidos os projetos a ‘Hora do Conto', no qual um especialista conta histórias para crianças de escolas convidadas e o ‘Revisteca ', desenvolvido em parceria com a Editora Abril, que disponibiliza revistas para leitura no local.
A Biblioteca Municipal Clodomir Silva funciona todos os dias: de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Segundo a diretora, qualquer cidadão pode visitar a instituição. Já as escolas têm a opção de agendar suas visitas através do número (79) 3179-1380. O espaço fica localizado à rua Santa Catarina, 314, no bairro Siqueira Campos.
Doações
A biblioteca Municipal Clodomir Silva recebe doações de livros que não estejam rasgados e nem riscados. Basta que esteja em um bom estado de conservação. "O cidadão pode ligar, marcar o horário conosco que iremos buscar em casa", afirma a diretora da biblioteca, Zélia Trindade.
Recentemente a biblioteca adquiriu 70 novos livros de literatura, como o Alquimista e O caçador de pipas. Além disso, recebeu 56 novos títulos de autores sergipanos, doados pela Construtora Norcon.