Todos os dias a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), cuida da área verde do Parque da Sementeira e tendo este período uma atenção diferenciada, com a inserção da técnica de compostagem.
Com a proximidade do Verão, a Emsurb reforça o trabalho para manter a área verde do Parque sadia. "A Prefeitura não poupa esforço para cuidar da área verde da cidade e, principalmente, do Parque. Aqui são encontradas mais de 93 espécies da Mata Atlântica, como o pau-brasil", diz o presidente da Emsurb, Silvio Santos.
Além da podação e irrigação, a Emsurb neste período também adota uma técnica nova no solo do Parque. "Com a ausência de chuvas, elaboramos uma forma de reter e nutrir ainda mais o solo com uma técnica conhecida no meio agrícola como compostagem", explana o Técnico Agrícola da Emsurb, Adriano Júnior Santos.
Compostagem é o processo de transformação de folhas, palhada e estrume em materiais orgânicos, cujo objetivo é melhorar o teor de matéria orgânica no solo. "Todas as folhas que caem das árvores do Parque são aproveitadas. Juntamos todas elas e separamos para fazer a compostagem, todo o processo dura três meses", expõe Adriano.
Este processo envolve transformações de natureza bioquímica, promovida por milhões de microorganismos do solo que têm a matéria orgânica sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. A quantidade de folhas e estrume não é apenas uma pilha de lixo orgânico amontoado, é uma maneira de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.
Resultados
No dia 17 de março de 2005, para comemorar os 150 anos da cidade, a Prefeitura para homenagear a data, deu início ao Reflorestamento do Parque da Sementeira com o Bosque Sesquicentenário.
Já com 153 anos, Aracaju já pode observar os frutos daquela homenagem. "É a primeira vez que podemos ver este fenômeno no Parque: a floração do ipê-branco, cuja duração pode ser de até cinco dias e acontece somente uma vez por ano", conta Adriano sobre o acontecimento da natureza.
Assim como o Bosque, o resultado positivo é visto na Alameda das Palmeiras. "Em menos de um ano, elas já estão totalmente adaptadas com o clima local. Sem contar as árvores que plantamos no dia da árvore - 21 de setembro - do ano passado, boa parte delas já estão dando fruto", explica Silvio Santos.