Dando continuidade à capacitação na área de informática, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), gerenciando o Programa de Qualificação Profissional. Na manhã de hoje, quarta-feira, 18 alunos de todas as faixas etárias concluíram o treinamento de informática, na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança com a entrega de certificados.
A mistura de gerações contribuiu para a troca de experiências. "A nossa proposta foi mostrar aos alunos que o convívio entre pessoas jovens e outras mais experientes é possível, com resultados benéficos para o contexto em geral - o aprendizado", afirmou o professor Diego Sacramento, lembrando que também aprendeu com a turma.
Diego citou que a turma freqüentou o curso com assiduidade e que todos descobriram a importância do trabalho em grupo. "Para os mais jovens, a gente procurou mostrar a relevância da capacitação profissional para ingresso no mercado de trabalho e, para aqueles da melhor idade, deixamos claro que são capazes de superar as suas limitações e, se fosse o desejo, reingressar ao mercado ou ainda, utilizar o computador para resolver problemas do dia-a-dia".
A aluna Bruna Lorena, 16 anos, citou que aprendeu muito, não só com relação a informática. "Aprendi que a gente tem que ter cautela e resolver os nossos problemas gradativamente e que uma pessoa da melhor idade tem muito para nos ensinar. Com paciência, a gente chega longe", comentou, enfatizando que o curso contribuiu para a elevação da sua alta-estima e que está preparada para enfrentar a competitividade no mercado de trabalho.
A aluna Luzia dos Santos Cavalcante, a "mascote da turma", 73 anos, destacou que o professor foi exigente quando necessário e compreensivo nos momentos certos. "O nosso instrutor tem carisma e soube como conquistar a todos, sem discriminação.Todos os dias ficava ansiosa para chegar o horário do curso. Vou sentir saudades. Agora vou fazer o curso de informática avançada", esclareceu, comentando que já está navegando na Internet e resolvendo questões bancárias por meio do computador.
A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, Camila Viana, parabenizou a turma porque a freqüência foi 100%. "A gente sabe da capacidade do professor Diego. Ele já ministrou cursos para a fundação em outras unidades e o resultado é sempre positivo".
A coordenadora lembrou que outros cursos serão realizados na Unidade do Jardim Esperança. "O prefeito Edvaldo Nogueira entende que a capacitação profissional resulta na geração de trabalho e renda. Só estamos cumprindo as determinações advindas do presidente da Fundat, Carlos Magno".