Escola municipal realiza projeto para conscientização ambiental

Educação
13/11/2008 16h40
Início > Notícias > Escola municipal realiza projeto para conscientização ambiental

Conscientizar a criança sobre o seu papel e a influência que exerce no meio ambiente para que seja multiplicadora das boas práticas e desse modo, repassar o que fora apreendido para o maior número de pessoas possível, principalmente dentro da comunidade onde mora. Esses são os principais objetivos do Conscientização Ambiental, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, cuja primeira etapa fora realizada na manhã de ontem, quarta-feira, na praia de Atalaia, com a coleta de lixo no local.

Participam da atividade cerca de 70 alunos das 2ª e 3ª séries, todos com idade entre oito e 13 anos. Iniciado no dia 29 de outubro na instituição de ensino, várias atividades em sala de aula foram desenvolvidas, a exemplo de tarefas práticas e pesquisas dirigidas sobre temas atuais como poluição sonora e a produção de som.

A ida até a Orla de Atalaia atendeu a uma sugestão dos estudantes. O ponto de partida da coleta foram os arcos da Orla e o de chegada, o espaço conhecido como o Mundo da Criança. Realizado a partir de tarefas que buscam formar idéias sobre a responsabilidade da conscientização desde a infância, o trabalho consiste na coleta de elementos como papel, plástico, metal e madeira, levados à escola para reaproveitamento.

Para o professor de Educação Física da Emef, Ayslan Jorge Santos, o momento prático é um complemento importante para as atividades desenvolvidas em sala. "Esse trabalho é uma aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno, pois juntos vamos tentar diminuir a degradação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida, não somente para agora, mas principalmente, para o futuro", afirmou.

Divididos em quatros grupos os estudantes integrados ao projeto vão agora desenvolver a criatividade, usando para isso cada grupo um elemento específico. Como culminância, os trabalhos serão expostos no dia 9 de dezembro em uma exposição realizada na própria unidade de ensino.

Conscientização infanto-juvenil

"Para que tenhamos um mundo melhor devemos buscar meios para que a preservação desse espaço aconteça. O trabalho de coleta de lixo que estamos realizando na praia surgiu da necessidade de desenvolver esse tipo de amor pelo mundo não só em nós, estudantes, mas em toda a sociedade. Dessa forma estaremos contribuindo para a limpeza da natureza, e se formos criativos, poderemos desenvolver novos objetos", disse Micaele Cristina de Jesus, nove anos, aluna da 3ª série da Oviêdo Teixeira.

"Contribuir para uma vida melhor", essa foi a frase que o estudante Juvanir Nunes, oito anos, matriculado na 2ª série do ensino fundamental usou quando tentou descrever a importância da ação. "A sujeira e a doença são alguns dos problemas que a poluição do meio ambiente causa. Tentar levar às pessoas o conhecimento sobre esse mal seria uma maneira de ajudá-las, e conseqüentemente, de deixar a cidade mais limpa, melhor", declarou.