PMA lembra o Dia Mundial do Diabetes

Saúde
14/11/2008 09h43
Início > Notícias > PMA lembra o Dia Mundial do Diabetes

Na noite de hoje, sexta-feira, o Viaduto Jornalista Carvalho Déda, a Ponte Aracaju/Barra e 20 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Prefeitura de Aracaju (PMA) receberão luz azul para celebrar o Dial Mundial do Diabetes. A iniciativa da PMA reproduz na capital sergipana o movimento internacional de alerta e de prevenção a diabetes.

Das 43 USFs serão iluminadas com luz de cor azul as unidades Adel Nunes, Anália Pina, Ávila Nabuco, Cândida Alves, Carlos Fernandes de Melo, Celso Daniel, Eunice Barbosa, Francisco Fonseca, Fernando Sampaio, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, Humberto Mourão, João Bezerra , Joaldo Barbosa, Jose Quintiliano, Lauro Dantas, Niceu Dantas, Onézimo Pinto, Santa Terezinha e Sinhazinha.

Em todo o mundo monumentos receberão iluminação especial de cor azul a exemplo da London Eye, em Londres e do Empire State Building, em Nova York. No Brasil, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro também receberá a luz azul.

Ainda em Aracaju, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Gestão do Cuido e a Área Técnica de Diabetes do Programa Saúde do Adulto, realizam ações que dêem visibilidade ao Dia Mundial e conscientizem os aracajuanos sobre a Diabetes. A equipe da Academia da Cidade realiza práticas de atividades física e já distribuiu fitinhas azuis aos portadores de diabetes.

Volta de Aracaju

Amanhã, sábado, na mini-maratona denominada Volta de Aracaju, profissionais do SUS Municipal estarão presentes apoiando o evento e distribuindo fitas e balões azuis, também em alusão às comemorações do Dia Mundial do Diabetes. A Volta de Aracaju será realizada no Parque da Sementeira. A Academia da Cidade estará também neste evento realizando práticas esportivas.

Alerta: diabetes 1 e 2

A coordenadora da Área Técnica do Programa Saúde do Adulto, a endocrinologista Naira Horta Melo, informa que o SUS Municipal tem cerca de 9,3 mil pacientes portadores de diabetes cadastrados e dispõe de estrutura para o diagnóstico e tratamento da doença, sendo referência em todo o país.

"Os objetivos da campanha do Dia Mundial são conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes. Isso ajudaria a reduzir complicações crônicas e salvar vidas", afirma a endocrinologista.

As campanhas de esclarecimento têm o objetivo de informar o público sobre as causas, sintomas, complicações e tratamentos do diabetes. "A celebração do Dia Mundial de Diabetes contribui para a conscientização de todos (crianças e adultos, profissionais de saúde, formadores de opinião e mídia). Serve também como um importante lembrete para o aumento de descoberta de novas casos e ainda alerta para a importância do diagnóstico e do tratamento em diabetes do precoces em diabetes", diz Naira Horta

Para Naira Melo, as atenções neste ano estão voltadas para o Diabetes do tipo 1, uma doença silenciosa que acomete principalmente as crianças e jovens e é de difícil diagnóstico. "O Diabetes do tipo 1 também é chamado de diabetes insulino-dependente porque os portadores deste tipo de Diabetes dependem de tratamento insulínico para sobreviverem", informa.

Já o Diabetes do tipo 2, também conhecido como não insulino-dependente, geralmente afeta indivíduos mais velhos. "O Diabetes do tipo 2 pode não requerer um tratamento insulínico em seus estágios iniciais, mas a insulina poderá ser a melhor escolha quando simplesmente outros tipos de tratamento tornarem-se, gradualmente, inadequados", esclarece Naira Horta.

Naira Horta destaca que a "metade dos pacientes brasileiros com algum tipo de Diabetes desconhece o diagnóstico da doença. E esta é uma situação mundial. Em países subdesenvolvidos essa incidência pode chegar a 80%".

Campanha para detecção do Diabetes

Em Aracaju, a Associação dos Membros e Amigos dos Diabéticos do Estado de Sergipe (AMAD/SE) atua na defesa dos direitos dos portadores do Diabetes e na descoberta precoce da doença. E com o apoio da SMS, a AMAD/SE realiza no Dia Mundial do Diabetes uma campanha gratuita de detecção da doença, a partir das 8h, no auditório do CSU, situado na rua Alagoas, bairro José Conrado de Araújo.

Serão oferecidos cerca de 1,2 mil procedimentos em um mesmo dia. Palestras, avaliação médica, testes de hemoglobina glicada e aferição da pressão arterial estão entre as atividades a serem desenvolvidas nesse dia. Os procedimentos serão realizados com o apoio de profissionais voluntários e da USF João Cardoso Nascimento Junior.