Servidores da Emurb contam com atendimento médico especializado

Infraestrutura
14/11/2008 10h31
Início > Noticias > 36232

Com o objetivo de preservar a saúde ocupacional de seus servidores, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju criou o Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho. Hoje os funcionários da empresa contam com uma equipe composta por engenheiro e técnicos de segurança, enfermeira e médica, especializadas em ações de medicina laboral.

Localizado na Unidade Operacional da empresa, o ambulatório médico é responsável pelos atendimentos ocupacionais dos servidores do órgão. Além de dar assistência médica, o departamento desenvolve projetos para prevenir riscos existentes nos processos laborais, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O departamento também desenvolve medidas específicas para a implementação do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), regulamentado na legislação vigente.

De acordo com Madalena Tsubaça Kakuda, médica do trabalho, o objetivo principal das atividades desenvolvidas na empresa é a prevenção da saúde do servidor. "Com as ações implantadas, a Emurb não só respeita todas as normas da legislação vigente, como também investe na qualidade de vida do trabalhador. Por meio de políticas que geram intervenções efetivas no cotidiano dos funcionários, estamos zelando pela saúde ocupacional, prevenindo doenças e acidentes de trabalho", explica.

Além dos exames médicos ocupacionais obrigatórios, como os admissionais, demissionais, de retorno ao trabalho, de mudança de função e os realizados periodicamente, a empresa também desenvolve um conjunto mais amplo de iniciativas que compreende o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Condições do Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT), ambos normatizados em lei específica.

Para o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb, a preocupação com a qualidade de vida dos servidores do órgão é reflexo de uma proposta de ação que entende o trabalhador dentro de um contexto múltiplo, que envolve bem-estar, saúde, segurança laboral e cidadania. "Estamos investindo na capacidade produtiva do servidor, salvaguardando a sua saúde. Queremos funcionários estimulados que se empenham sem servir ao bem público. Para que isso aconteça efetivamente, precisamos fornecer a eles todas as condições de trabalho necessárias ao bom exercício de suas atividades," esclarece Valmor.