A Prefeitura de Aracaju realizou esta semana a limpeza de canais localizados no bairro Santos Dumont, perto da avenida Santa Gleide. Os serviços, que incluíram recolhimento de lixo e entulho, retirada de lama e capinagem, foram executados por equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e elogiados pelos moradores da localidade. Segundo eles, a limpeza resolveu o problema do mau cheiro, fez a quantidade de mosquitos diminuir, melhorou o aspecto das ruas e ainda reduziu os riscos de proliferação do mosquito da dengue.
A dona de casa Elizabeth Santos, que mora na rua Canal I, conta que o local estava bastante sujo e agora está bem melhor. "As equipes da Prefeitura de tempos em tempos estão por aqui, mas a própria comunidade não ajuda. Algumas pessoas não tem consciência e jogam lixo dentro do canal. Um dia desses eu vi uma pessoa sacodindo várias sacolas. E isso prejudica todo mundo, principalmente quando chove, porque o canal enche", diz.
A mesma avaliação é feita pela dona-de-casa Amanda Sacramento, também moradora da região. "Os moradores deveriam colaborar mais. O pessoal da limpeza faz a parte dele, mas não adianta se as pessoas daqui jogam lixo. E isso sempre acontece. Já presenciei várias vezes o povo jogando resto de material de construção aí. E agora, neste período, isso é até perigoso, porque pode juntar água e virar um foco do mosquito da dengue", afirma.
"Para não ter que esperar o caminhão de coleta de lixo, as pessoas simplesmente jogam tudo dentro do canal. Aí fica sujo, com mau cheiro, cheio de mosquito. Antes dessa limpeza mesmo, a sujeira estava demais. Melhorou bastante", conta o mecânico Gilvan Silva, que há seis anos mora do bairro.