Na última sexta-feira, dia 14, foi celebrado o Dial Mundial do Diabetes. E para marcar a data, a Federação Internacional de Diabetes incentivou países, estados e municípios a iluminarem seus principais monumentos de azul. Em Aracaju, a Prefeitura Municipal (PMA) fez sua parte e levou luzes azuis ao Viaduto Jornalista Carvalho Déda, à Ponte Aracaju/Barra e a 20 Unidades de Saúde da Família (USF's).
A iniciativa da PMA reproduziu na capital sergipana o movimento internacional de alerta e prevenção a diabetes. De acordo com os idealizadores, em todo o mundo 884 cidades aderiram à campanha da luz azul - só no Brasil foram 109 municípios.
"Os objetivos da campanha do Dia Mundial são conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipos 1 e 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e educação em diabetes", ressalta a coordenadora da Área Técnica do Programa Saúde do Adulto, a endocrinologista Naira Horta Melo.
Outras ações
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura ainda realizou outras ações em alusão à data. Uma delas aconteceu no sábado, durante a mini-maratona denominada Volta de Aracaju. Na ocasião profissionais do SUS Municipal estiveram presentes apoiando o evento e distribuindo fitas e balões azuis.
Outra grande iniciativa que teve o apoio do poder público municipal foi a campanha gratuita de detecção do diabetes, organizada pela Associação dos Membros e Amigos dos Diabéticos do Estado de Sergipe (AMAD/SE). Cerca de 1,2 mil procedimentos foram oferecidos em um mesmo dia. Entre as atividades, palestras, avaliações médicas, testes de hemoglobina glicada e aferições da pressão arterial.