PMA promove curso de pães caseiros e gera renda para diversas famílias

Formação para o Trabalho
17/11/2008 14h49
Início > Noticias > 36255

Sustentar 51 filhos não é fácil, é um exemplo. Também dirigir uma instituição voltada para crianças, com poucos recursos, é uma missão que poucos se voltam. As referências dizem respeito a duas mulheres que estão freqüentando o curso de pães caseiros, realizado na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, da Prefeitura de Aracaju, coordenada pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

O treinamento corresponde a 20 dias úteis, com quatro horas diárias. O instrutor Mário Narciso dos Santos, que também se especializou por meio de cursos da fundação, esclareceu que essa turma tem um diferencial. "É claro que todos buscam uma melhor qualidade de vida, mas especificamente duas mulheres estão demonstrando muito interesse no aprendizado", conta.

Mário dos Santos citou que os alunos realmente colocam a mão na massa para confeccionar os variados tipos de pães. "Já passei também por esse aprendizado. Fiz vários cursos por meio da Fundat e hoje sou instrutor, ministrando já o terceiro treinamento", diz.

A aposentada Etani Souza Fontes, 56, desde cedo desejava cuidar de outras crianças. Cresceu, casou-se e, há 17 anos, começou a adotar meninos e meninas. Hoje são 46 filhos adotivos e cinco biológicos. Mas tantos filhos refletem em despesas.

Etani Fontes acreditou no seu potencial e resolveu fazer o curso de pães caseiros. "A minha idéia está dando certo. Mesmo antes de terminar o curso, já estou confeccionando pães e comercializando. É claro que agora vejo novas perspectivas e, com certeza, a situação irá melhorar", destacou, lembrando que criança não precisa de orfanato, mas de pai, mãe e disciplina.

Já Maria Luzia Oliveira, 58, coordena uma instituição voltada para crianças. A sua intenção é implantar um sistema de creche; uma fábrica de sabão. É um projeto auto-sustentável e o treinamento que está fazendo visa exatamente aprender e produzir na instituição. "Não vamos precisar comprar pães, vamos produzir, consumir e comercializar", afirma.

A Prefeitura de Aracaju capacita o cidadão por meio do Programa de Qualificação Profissional, gerenciado pela Fundat. "O prefeito Edvaldo Nogueira entende que a capacitação é o melhor caminho para a inserção do cidadão no mercado de trabalho, bem como é o meio para a geração de trabalho e renda e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida", afirmou o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia.