Edvaldo participa de lançamento do Plano Estadual de Contingência contra a Dengue

Saúde
18/11/2008 15h32
Início > Notícias > Edvaldo participa de lançamento do Plano Estadual de Contingência contra a Dengue

Oferecer suporte aos municípios e mobilizar os diversos setores da sociedade para evitar uma nova epidemia em 2009. Esses são os objetivos centrais do Plano Estadual de Contingência contra a Dengue e da campanha Sergipe contra a Dengue, lançados na manhã desta terça-feira pelo governador Marcelo Déda. O evento aconteceu no salão Sobre as Ondas, na Orla de Atalaia, e contou com a participação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, do secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, e dos demais gestores do interior do Estado - incluindo os prefeitos eleitos e em fim de mandato.

O plano é baseado em três eixos de intervenção: controle do mosquito vetor Aedes aegypti, assistência ao paciente, comunicação e mobilização social. Os recursos são da ordem de R$ 13.478.424,00 e serão aplicados de janeiro a abril, quando ocorre o ciclo epidêmico. A meta é distribuir larvicidas ecológicos e 15 mil uniformes para todos os agentes de saúde e endemias; adquirir 15 veículos com fumacê, aumentando em 150% a frota existente; repassar 10% do valor do salário mínimo para incentivar os agentes; e contratar mais 600 profissionais para formar a Brigada Estadual de Combate à Dengue, cuja autorização foi
assinada de imediato pelo governador.

Também está prevista a ajuda aos municípios no atendimento ao paciente, com o fornecimento de estetoscópio e aparelho de pressão para 100% dos profissionais de saúde da família, assim como soro de reidratação e apoio técnico na organização dos serviços; contratação do número de profissionais necessários para os hospitais regionais; oferecimento de protocolos cientificamente reconhecidos e supervisão de serviços para levar a assistência à doença aos níveis de excelência; e aquisição de kits de sorologia diagnóstica para evitar a interrupção de exames observada na última epidemia.

Outra ação relevante é a implantação do Hospital de Cuidado para Pacientes com Dengue nas instalações da maternidade Hildete Falcão Baptista e o fornecimento de material médico-hospitalar e de medicamentos para os hospitais regionais. O governo irá montar uma estrutura dotada de 100 leitos, incluindo leitos para pacientes graves, apoio diagnóstico laboratorial, transporte integrado com o Serviço Médico de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu 192 Sergipe) e equipe composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de laboratório e pessoal de apoio.

Diagnóstico

O governador iniciou a apresentação do plano fazendo um panorama do índice de infestação pelo vetor em cada um dos 75 municípios, enfatizou a necessidade do envolvimento de todos para evitar uma nova epidemia no ano que vem e esclareceu o papel das três esferas de governo no controle da doença. "As pessoas precisam compreender que mesmo que o Governo
Federal funcione 100% e que os governos estadual e municipal tenham uma performance extraordinária, se as comunidades não estiverem mobilizadas, a batalha está perdida ", alertou.

Até setembro de 2008, foram notificados 34.386 casos em Sergipe, dos quais 24.432 acabaram confirmados. Em levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi possível constatar o risco de surto epidêmico para o próximo verão, quando estão coladas as condições necessárias para a proliferação do Aedes: calor, umidade e chuvas esporádicas. Ao todo, 45% dos municípios sergipanos apresentam médio risco de infestação predial, enquanto 7% estão na faixa de alto risco e precisam de atenção redobrada dos prefeitos e da população, são eles: Monte Alegre, Pinhão, Porto da Folha, Riachuelo e Simão Dias.

Em 28% das cidades do interior não foi possível diagnosticar a situação por falta de atualização dos dados no Sistema de Informação da Febre Amarela e Dengue do Ministério da Saúde. Por conta disso, Marcelo Déda fez um apelo para que os prefeitos e secretários de saúde procurem o mais rápido possível repassar as informações necessárias ao controle do mapa epidemiológico do Estado e à execução das políticas de combate à doença. "Temos que agir rápido e com intensidade para combater as infestações domiciliares, diminuir os fatores de risco e manter a situação sob controle", recomendou.

Parceria

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, o anúncio feito pelo governador irá se somar às ações desenvolvidas em Aracaju no âmbito do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue, relançado no último dia 06 de novembro. "Divulgamos recentemente nosso plano, temos feito uma grande campanha com calendários diários de atividades, carros fumacê, incremento nas equipes de agentes e mobilização maciça da sociedade. Com esse reforço do governo, iremos desenvolver trabalhos complementares e ampliar a parceria com os prefeitos para, de forma efetiva, afastar qualquer possibilidade de epidemia em 2009", destacou.

As novas medidas em vigor na capital até fevereiro do ano que vem são: ampliação das visitas domiciliares com a contratação de 200 novos agentes de endemias por meio de concurso público; mobilização dos agentes comunitários de saúde todos os dias da semana; capacitação de médicos e enfermeiros; utilização de adesivo de alerta nas portas das residências fechadas; ações educativas específicas nas escolas e nos bairros; campanha de mídia veiculada até meados desse mês e apresentação do grupo ‘A Arte de Prevenir' da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na rede escolar municipal, estadual e particular.

Comunicação

A campanha de mídia ‘Sergipe contra a Dengue' incluirá um hotsite com matérias e informações sobre a doença (www.sergipecontradengue.com.br), adesivos, outdoor, busdoor, plotagem de veículos, jogo americano para bares e restaurantes, anúncio de prédio, peça de TV, spot de rádio, porta-maçaneta para deixar nas casas onde os agentes não conseguiram entrar durante as visitas domiciliares e uma série de peças criativas e educativas para envolver toda a sociedade nesse grande mutirão pela vida.

Na área de comunicação e mobilização, estão programados pronunciamentos oficiais do governador e do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho; inserções de TV e rádio; entrega de 600 mil cartilhas para os domicílios sergipanos; realização do programa televisivo semanal ‘Saúde Toda Vida', a ser veiculado na Atalaia, Aperipê e Alese (canal fechado); distribuição de dois mil adesivos sobre Conduto e Diagnóstico da Dengue para os consultórios púbicos e privados da capital e do interior; e disponibilização da linha gratuita 0800 286 3000 em formato call Center para receber informações, tirar dúvidas e repassar orientações aos usuários.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância do envolvimento das famílias no combate à dengue, serão realizadas diversas atividades educativas nas escolas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, incluindo a doação de jogos eletrônicos para os laboratórios de informática das redes pública e privada ensinando como evitar a proliferação do mosquito transmissor. As ações abrangem a distribuição de Cds para a rede pública inspirados na literatura de cordel e cursos de capacitação para professores e diretores, com apoio material e profissional às ações desenvolvidas dentro das escolas.

Presenças

Prestigiaram a solenidade de lançamento os secretários de Estado Rogério Carvalho (Saúde), Jorge Araújo (Coordenação Política), Oliveira Júnior (Casa Civil) e Fernandes Lima (Educação); o deputado estadual Mardoqueu Bodano, representando a Assembléia Legislativa de Sergipe; o vereador Emmanuel Nascimento (líder do Governo na Câmara Municipal); o promotor Carlos César Souza Soares, representando o Ministério Público Estadual; além de prefeitos dos 75 municípios sergipanos e seus respectivos assessores.