Obras de infra-estrutura chegam à Ponta da Asa

Infraestrutura
19/11/2008 16h21
Início > Noticias > 36279

Desde que nasceu, Daiana dos Santos Gonçalves mora na Ponta da Asa, no bairro Japãozinho, zona norte da capital. Hoje com 23 anos e quatro filhos, ela conta que as dificuldades sempre foram muitas, mas que agora as coisas estão começando a mudar. "As obras que estão sendo realizadas aqui estão resolvendo vários problemas. Antes, quando chovia, ficava tudo cheio de lama. Não passava carro de polícia, nem ambulância do Samu. A gente também não tinha nenhuma área de lazer. Essa praça vai ser ótima pra todo mundo", fala sorrindo.

A alegria e o alívio da dona de casa e de tantos outros moradores da localidade são o resultado de obras de infra-estrutura executadas pela Prefeitura de Aracaju entre as ruas ‘L' e ‘M'. As melhorias incluem a abertura, drenagem e pavimentação de vias e ainda a construção de uma grande praça, com campo de areia, parque infantil, área de vivência, iluminação especial e muito verde. Os serviços ainda não foram concluídos, mas já estão melhorando a vida da comunidade.

"No inverno, a gente só saía de casa com sacos nos pés porque era lama pura. Melhorou muito e quando tudo estiver pronto vai ser ótimo. Essa é a primeira praça aqui da região", afirma o integrante da Guarda Municipal de Aracaju Valdomiro dos Santos, que mora bem em frente ao novo campo. Por conta das melhorias, os imóveis estão mais valorizados. "Depois que essas obras começaram, já apareceu uma pessoa querendo comprar minha casa, mas eu não quero vender não. Já disse ao meu marido", conta Daiana.

Segundo o fiscal da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Carlos Eduardo Lima, responsável pelo acompanhamento das obras, antes, no local onde a praça está sendo construída, havia um morro, com muito mato e lixo. Na parte plana do terreno, as crianças costumavam jogar futebol em um campinho improvisado. "Tivemos que cortar o morro, fazer terraplanagem e realizar a contenção, para evitar desmoronamento. Também foi preciso abrir e melhorar algumas ruas, porque senão os equipamentos não teriam como chegar aqui. O acesso era muito difícil. Tivemos muito trabalho", relata.

O fiscal explica que a construção da praça e a melhoria das ruas fazem parte de projetos diferentes, mas interligados. "A equipe que está aqui hoje é responsável pela praça. As obras foram iniciadas em março e demoraram um pouco para começar por causa do tipo do terreno, que era bastante irregular, e porque foi necessário indenizar proprietários de dois imóveis que tiveram que ser demolidos para dar lugar à praça", lembra.

Praça

A praça tem área total de 2.392 m². O campo de areia, que terá alambrado, traves e refletores, ocupa 842 m² e outros 506 m² vão receber grama. Haverá ainda parque infantil, mesas e bancos de concreto, passeios e rampas de acesso para portadores de deficiência. O investimento, com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Aracaju, chega a R$ 207 mil. A previsão é que as obras sejam concluídas até janeiro.

"Toda a fundação e a sustentação já estão prontas. O campo é enorme, falta só colocar areia, os alambrados e as traves. A parte mais demorada e trabalhosa já foi feita. O plantio de grama e o paisagismo só podem ser iniciados algumas semanas antes da inauguração", explica o fiscal da obra.