Creas beneficia população do José Conrado de Araújo

Família e Assistência Social
20/11/2008 15h31
Início > Noticias > 36289

Cursos profissionalizantes, lazer e atividades esportivas são atrativos que marcam a rotina do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite. Localizado no bairro José Conrado de Araújo, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), oferece opções a todas as faixas etárias.

Por meio dele, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) trabalha com a oferta de cursos permanentes, como informática, e esporádicos, a exemplo do de serigrafia, que recentemente capacitou jovens com o intuito de inseri-los no mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora do Creas, Maria Íris Ferreira, qualquer pessoa pode participar dessas ações, mas a prioridade é para quem já está inserido em algum programa social, especialmente no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

"Qualquer cidadão que faz parte dos projetos e que tenha mais de 16 anos pode participar da oficina. Se não estiver em projetos, mas for da comunidade atendida por este Creas, o critério é ter interesse. Se não houver vaga naquele momento, por conta da capacidade de cada turma, existe uma lista de espera", explica a coordenadora.

Ela reforça que não somente os jovens encontram oportunidades no Creas. "Atendemos ainda aos idosos, com atividades recreativas, como o Baile dos Idosos, e com aulas de educação física", exemplifica. Já as crianças participam de atividades esportivas, como aulas de karatê, além de receberem lanche.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite, localizado na rua Alagoas, 2051, atende a uma média de 300 pessoas, com uma equipe de 50 funcionários - contratados e efetivos -, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores.