Edvaldo participa de posse dos servidores aprovados em concurso no Estado

Agência Aracaju de Notícias
21/11/2008 15h34
Início > Notícias > Edvaldo participa de posse dos servidores aprovados em concurso no Estado

O processo de substituição dos funcionários contratados com os chamados 'vínculos precários' por servidores devidamente concursados segue em ritmo acelerado no Estado. O governador Marcelo Déda empossou na manhã desta sexta-feira 1.176 aprovados no concurso para preenchimento de vagas do Quadro Geral de Pessoal do Poder Executivo, em solenidade no Ginásio do Sesi, conjunto Augusto Franco, com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira. Os novos servidores vão assumir cargos nas Secretarias de Estado da Educação (Seed), Administração (Sead) e Segurança Pública (SSP).

Dos aprovados convocados, 301 desempenharão a função de oficial administrativo, 291 de vigilantes, 115 de merendeiro escolar, 411 de executor de serviços básicos, 51 escrivães de polícia e sete delegados. Do total, 1.069 serão servidores da Seed, 49 da Sead e 58 da SSP. Os novos servidores foram aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado em outubro de 2007 para o provimento de 3.437 vagas, com excessão dos policiais, cuja seleção se deu há dois anos. Com estas novas nomeações, o Estado atinge o número de 3.005 candidatos empossados ao longo do ano de 2008. A previsão é que mais 500 sejam chamados até o início do ano que vem e novas seleções sejam realizadas em áreas estratégicas como a saúde.

Segundo o governador Marcelo Déda, a incorporação desses novos funcionários às áreas de Administração, Educação e Segurança irá melhorar a oferta dos serviços prestados à população e ajudar a fortalecer o serviço público estadual. "Não tenho dúvida que no final de ano, às vésperas do Natal, a alegria que toma conta de todos vocês é muito parecida com a alegria de nós que fazemos o Governo de Sergipe. No momento em que o mundo passa por uma grave crise econômica, que pode se refletir inclusive na geração de emprego, estamos lançando no mercado 1.176 nos trabalhadores, muitos do quais jovens iniciando a vida profissional", destacou.

Durante a solenidade, foi realizada a simbólica assinatura do termo de posse diante de um público de mais de 1.500 pessoas. Representando os demais colegas empossados, foram anunciados os nomes de Aline Nunes Oliveira, que exercerá a função de executora de serviços básicos; Juliana Carvalho (merendeira); José dos Santos Bispo (vigilante); Cândida Maria Santana Silva (Oficial Administrativo da Secretaria de Administração); Jaqueline Albuquerque de Jesus (oficial administrativo da Secretaria de Educação); e Tani Bottini (delegada de polícia).

De acordo com o secretário da Administração, Jorge Alberto, a admissão desses concursados obedece aos princípios constitucionais e à política prioritária de substituir funcionários terceirizados por profissionais contratados em caráter efetivo. "O Governo Marcelo Déda está assumindo de fato e de direito um dos pilares desse projeto político iniciado em 2006, que é a conquista da inclusão pelo direito e pela renda. Estamos possibilitando a milhares de pessoas a oportunidade de fazer carreira na administração estadual, com estabilidade e plena garantia de direitos", afirmou.

O prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou que a contratação dos novos servidores terá um impacto significativo na economia de Aracaju, justamente num momento em que o mercado brasileiro vive sob o temor da crise mundial. "Com milhares de pessoas incorporadas ao serviço público e o incremento na geração de emprego e renda, ganhará o comércio da cidade, a área de serviços e a sociedade como um todo. Mais uma vez, o governador dá sua parcela de contribuição para a melhoria da qualidade na prestação de serviços em áreas essências à população e mostra seu compromisso em fazer o Estado forte e soberano", pontuou.

Presenças

Além do prefeito Edvaldo Nogueira, participaram da solenidade o vice-governador, Belivaldo Chagas; os secretários de Estado Jorge Araújo (Articulação Política), José Fernandes Lima (Educação) e Kércio Pinto (Segurança Pública); o vereador Daniel Fortes; o superintendente da Policia Federal em Sergipe, Paulo Bezerra; o superintendente da Polícia Civil, Gilberto Guimarães; além de familiares e amigos dos empossados.