PMA gera novas perspectivas de trabalho para os cidadãos

Formação para o Trabalho
25/11/2008 16h26
Início > Notícias > PMA gera novas perspectivas de trabalho para os cidadãos

Aos 61 anos e desempregado, Edvaldo Vieira Cruz resolveu apostar na qualificação profissional na área de culinária. Freqüentou o curso de salgados, oferecido pela Prefeitura de Aracaju na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, gerenciada pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), e passou a ter novas perspectivas para gerar a sua própria renda. Recebeu o certificado na sexta-feira, 21, e está treinando em casa a confecção dos produtos para revendê-los. A maioria dos alunos que se capacitou também pretende o mesmo - melhorar a qualidade de vida.

Edvaldo Cruz se definiu como 'mais velho abandonado'. Primeiro porque aos 61 anos é difícil conseguir emprego, diante da atual conjuntura, e ele não pode se aposentar porque ainda não atingiu a idade permitida por lei. O treinando contou que já exerceu a profissão de bancário durante muitos anos, além de representante comercial e técnico agrícola.

Cansado da busca de trabalho e sem retorno favorável, optou pela capacitação em culinária, por achar uma área rentável, além de gostar de cozinhar. De acordo com a instrutora  Maria Geilza Santos, que ministra aulas para a Fundat há nove anos, Edvaldo foi um aluno de destaque. "Ele demonstrou muito interesse e, conseqüentemente, teve um bom aprendizado", disse.

O curso concentrou 20 alunos e, dentre eles, Elizzieana de Andrade Santos, 26 anos, que representou a turma no ato da entrega dos certificados. A treinanda disse que, como ela, outros estavam desempregados, mas que a partir daquele momento, surgia uma nova perspectiva. "Deus tem um plano para cada um de nós e não é à toa que estamos aqui. Tenham a certeza que fomos abençoados", destacou, lembrando que o curso tem qualidade e ainda é gratuito.

Ellizzieana Santos completou que o curso foi um desafio, diante das limitações de cada um, mas que valeu a pena. "Estou pensando em iniciar um pequeno negócio". A coordenadora da Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, Gicelma de Jesus Mota, parabenizou a turma, destacando que foram momentos muito bons de convivência. "Aprendi também com vocês e, ao observar que chegaram ao final do curso, sinto-me gratificada e feliz", declarou.

A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Viana, fez a entrega dos certificados. "A cada encerramento é uma nova emoção. Vocês ultrapassaram as barreiras e se capacitaram. Uma pessoa tem que perseguir os seus sonhos e, finalmente alcançá-los", destacou.

A coordenadora afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira prioriza a capacitação porque é um homem sensível às necessidades da população, bem como entende que, por meio da profissionalização, o cidadão tem uma melhor qualidade de vida. "Tenham a certeza que o presidente da Fundat, Carlos Magno, também determina que todos os esforços devem ser mantidos para que os cursos tenham qualidade e que não deixem a desejar perante qualquer instituição profissionalizante particular", ressaltou.