Hoje, terça-feira, os trabalhos na Câmara de Vereadores de Aracaju serão diferentes. A partir das 10 horas, o plenário da Casa será tomado por crianças eleitas no fim do mês passado para ocupar simbolicamente importantes cargos do Legislativo e do Executivo municipais. Durante a sessão, a prefeita Larissa Micaelli, 9, a vice-prefeita, Ayslaine Nunes, 11, e mais 20 vereadores mirins tomarão posse e iniciarão ‘oficialmente' o mandato, que é de dois anos.
Logo após a solenidade de nomeação, as crianças vão visitar o Centro Administrativo e conhecer o gabinete do prefeito. No ano que vem, estão programadas atividades mensais, como participação em eventos, palestras sobre temas relevantes, oficinas de leitura, entre outras.
Durante todo o tempo em que estiverem desempenhando suas funções, meninos e meninas serão orientados e acompanhados pela equipe da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP), que há sete anos é responsável pelo projeto denominado Orçamento Participativo Mirim.
A iniciativa foi pensada para despertar nas crianças noções de democracia, cidadania, participação e representação popular, além de introduzir conceitos ligados à política e administração pública e formar cidadãos responsáveis, conscientes e comprometidos com o futuro da cidade.
"É claro que os mandatos não são reais, é tudo simbólico. Mas todo esse processo permite que as crianças entrem em contato com esse mundo e experimentem certas responsabilidades e atribuições. Elas participam de uma série de atividades que a gente prepara exatamente para que meninos e meninas conheçam direitos e deveres", afirma o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues.
Veja mais...
Crianças elegem nova prefeita e vereadores mirins de Aracaju