Como forma de estreitar a comunicação com os moradores da cidade quanto à questão do trânsito, a Prefeitura de Aracaju por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) lança o serviço telefônico 118.
O serviço é gratuito e pode ser solicitado por qualquer cidadão caso esteja envolvido ou apenas se depare com incidentes relacionados ao trânsito. De acordo com a Diretoria de Trânsito do órgão, as ligações acontecem a todo o momento e os casos mais comuns são os acidentes de veículos e estacionamentos em locais indevidos.
Diariamente os agentes estão distribuídos pela cidade. "Somos os primeiros a chegar aos locais dos acidentes e demais ocorridos que acontecem nas vias públicas da capital. Para isso, é necessário um telefone, uma forma de contato entre a sala de operações da SMTT e o público em geral", ressalta o diretor de Trânsito da SMTT, major Antônio Paiva. A ligação pode ser feita durante toda a semana, das 6 horas até a meia-noite.
Uma vez no local indicado, a equipe busca encontrar a melhor forma de garantir a harmonia no tráfego de veículos. "Aquele cidadão que for prejudicado pela conduta irregular da algum condutor, aquele que teve um automóvel estacionado na porta de sua garagem ou percebeu que um veículo quebrou numa via movimentada e está atrapalhando o trânsito, também pode entrar em contato", coloca Paiva.
Segundo ele, o 118 deve ser amplamente divulgado, de forma que, diante de determinadas situações, o aracajuano saiba recorrer ao auxílio da Superintendência. "É um serviço que foi ativado há vários meses, mas estamos incrementando, tentando aumentar a capacidade de atendimento e divulgando sua existência", conclui.
Ouvidoria
Outro serviço utilizado pela SMTT para interagir com a população é a Ouvidoria. O recurso permite ao cidadão aracajuano informar ao órgão sobre o que está fisicamente defeituoso no serviço, tirar dúvidas, dar sugestões, fazer reclamações, solicitar serviços e ainda, caso seja desrespeitado, ter seus direitos assegurados.