A Prefeitura de Aracaju encaminhará nos próximos dias a Brasília (DF) toda a documentação necessária à concessão de empréstimo pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os investimentos somam U$ 33 milhões e serão empregados em obras do Programa Procidades, sendo as principais a nova ligação viária entre os conjuntos Inácio Barbosa e Augusto Franco e modificações urbanas em bairros na zona Norte.
Segundo o coordenador municipal do Procidades, o arquiteto Wlamir Soares, a solicitação da Prefeitura será avaliada pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN) e a resposta deverá sair até o início de 2009. "Temos todos os projetos já aprovados pelo Bid. Ficaremos agora aguardando que o Governo Federal dê, por meio da STN, sua anuência à entrada do dinheiro no país, para então negociarmos as cláusulas do contrato", informa.
Wlamir explica que o próprio prefeito Edvaldo Nogueira deverá ir à capital federal para apresentar à secretaria toda a documentação que atesta regularidade fiscal e capacidade de contração de empréstimo por parte do municipio. "São certidões negativas, demonstrativos contábeis e tantos outros papéis neessários ao processo, para mostrar que Aracaju cumpre seus compromissos e investe em saúde e educação", exemplifica.
A cada dia que passa o início das obras fica mais perto. "Já fizemos audiências públicas no Augusto Franco e no Inácio Barbosa para discutir a construção da ponte com a população e faremos novamente", adianta o coordenador da Prefeitura para o Procidades, ao acrescentar que a concessão do empréstimo a Aracaju e outras cidades do Brasil já é previsto na página do BID na internet.
Programa
O Procidades é um mecanismo de crédito que financia programas de desenvolvimento urbano integrado em municípios do Brasil, objetivando melhorar as condições urbanas e sociais e a qualidade de vida dos moradores. As principais áreas de desenvolvimento integrado apoiadas pelo programa são urbanização de bairros carentes, mobilidade e transporte, saneamento, serviços sociais, desenvolvimento econômico local e fortalecimento institucional.
Até o momento, o Procidades aprovou sete empréstimos, em um total de US$ 162,3 milhões, para municípios dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Vários outros programas estão em preparação, sendo que Aracaju está entre os mais avançados, ao lado de Curitiba e Maringá (PR), Catanduva (SP), Duque de Caxias (RJ), São Luís (MA) e Manaus (AM).