A tarde desta terça-feira foi especial para dezenas de moradores do bairro Coqueiral que participaram da abertura da 1ª Campanha Sócio-educativa - Educação e Cidadania realizada no local. A campanha é uma iniciativa do Centro de Referência em Assistência Social (Cras/Coqueiral) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), e sua programação conta com diversas oficinas e palestras. A abertura da campanha contou coma presença de representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanizações (Emurb), órgãos os quais fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido no local.
Com a implantação do PAC no bairro Coqueiral, realizada pela Prefeitura de Aracaju, a presença do Cras se fez necessária. O Centro realiza durante o ano uma série de atividades sócio-educativas voltadas às famílias residentes no bairro. De acordo com a secretária de assistência social do município, Rosária Rabelo, a partir do processo de estruturação do bairro, a Semasc detectou a necessidade de ambientar a comunidade com as melhorias que estavam por vir. "A intenção é conscientizar crianças, jovens e idosos quanto às questões em que estão inseridos. O Cras Coqueiral, assim como os demais, realiza um atendimento personalizado a cada integrante da família", explica.
Segundo a coordenadora geral do PAC/Coqueiral, Aires Góis, o PAC atende a três eixos: organização comunitária, inclusão social, e meio ambiente. "O Cras realiza um trabalho de apoio às 600 famílias atendidas pelo PAC, através de palestras, seminários, e campanhas como a que está sendo realizada hoje", aponta. Um dos principais temas abordados pela Campanha aberta hoje é o ‘meio ambiente', tema o qual se relaciona diretamente com o dia a dia da população local. A comunidade do Coqueiral foi formada em uma extensa área de manguezal, além disso, segundo a coordenadora do Cras/Coqueiral, Luana Pinheiro, a questão do lixo está muito presente no local. "O objetivo é chamar atenção da população para a questão do meio ambiente, que está diretamente ligada com a cidadania", opina.
A divulgação da 1ª Campanha Sócio-educativa - Educação e Cidadania foi realizada através de carros de som, da distribuição de folders, e a colocação de faixas em espaços públicos. De acordo com Wallace Menezes, 15 anos, a expectativa da população para o início da Campanha é grande, principalmente para a Caminhada pela Cidadania, que acontece no dia 5 de dezembro e promete se transformar em uma grande festa. Wallace é aluno do Pró-Jovem, outro projeto da PMA realizado no local, e conta sobre a mudança que ocorreu em sua vida, a partir do contato com as atividades do projeto. "Eu sempre tive vontade de fazer teatro e através destas atividades realizadas aqui na comunidade, como o pró-jovem, tive a oportunidade de participar de um grupo. Agora participo de tudo o que acontece aqui", comemora.