Caps Liberdade promove o Desfile de Modas: sem medo de ser feliz

Saúde
02/12/2008 10h51
Início > Noticias > 36350

Pelo quinto ano consecutivo, o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Liberdade Dr. Wilson Rocha, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reedita o Desfile de Modas e Bijuterias: sem medo de ser feliz. Com o tema ´De volta à infância´, a atividade também é alusiva ao VI ano de aniversário do Caps Liberdade.

O irreverente Desfile de Modas e Bijuterias acontece no próximo dia 12, a partir das 18 horas, na Quadra do Cerest/Ceps. O Cerest fica localizado à avenida Dr. Luís Carlos Prestes, nº 99, bairro Ponto Novo (fundo do antigo Mistão). Aberto ao público, o desfile traz roupas customizadas e bijuterias confeccionadas por portadores de transtorno mental, usuários do mesmo Caps.

Luta pela inserção social

A coordenadora da Rede de Apoio Psicossocial (REAP) da SMS, Simone Maria de Almeida Barbosa afirma que a publicidade do Desfile do Caps ajuda a sociedade a refletir sobre a loucura e divulga as transformações em políticas públicas na área da Saúde Mental. "A Prefeitura de Aracaju se destaca nacionalmente por acompanhar as mudanças implementadas no sistema público de Saúde no Brasil e no mundo".

O secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos reforça: "apesar de dificuldades com a contratação de especialistas em psiquiatras em Sergipe e em todo o País, o SUS de Aracaju conquistou reconhecimento público nacional por ter construído uma das melhores redes de Atenção Psicossocial do Brasil, tanto pela estrutura física dos equipamentos sociais (Caps) quanto pelas ações terapêuticas realizadas". Marcos Ramos lembra que a REAP é composta por seis Caps e quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) com Referência Ambulatorial e quatro Serviços Residenciais Terapêutico. Conta ainda com o suporte e com a Urgência Psiquiátrica no Hospital São José.

Na passarela: usuários e modelos

As peças que serão apresentadas no Desfile de Modas e Bijuterias do Caps Liberdade foram produzidas em oficinas terapêuticas, realizadas este ano. Em 2007, com a temática "Amar é..." o Desfile do Caps Liberdade foi um sucesso. "Foi bela e inesquecível festa. Uma grande confraternização de usuários e as familiais desses, os profissionais da SUS Municipal e convidados", lembra o oficineiro e um dos organizadores do evento, Aragão de Lima, "O ponto alto desse evento é o desfile em si. Nesta passarela estarão usuários e modelos participantes de Curso de Modelo, que teve a supervisão do estilista João Araújo. Também estarão presentes convidados especiais", conta Aragão.

Para Aragão, "o desfile melhora a auto-estima dos nossos usuários, garante a inclusão social e promove cidadania", declara o organizador. Durante o desfile, os profissionais da Saúde Mental apresentaram um vídeo em comemoração aos seis anos de existência do Caps Liberdade e o making of das oficinas de bijuterias e customização de roupas. Haverá também apresentações musicais e sorteios de brindes.