Delegados e conselheiros do Orçamento Participativo são empossados

Sempi
27/11/2008 16h08
Início > Noticias > 36361

Foi concedida posse na noite de ontem aos 153 delegados, 18 conselheiros e 17 suplentes-conselheiros da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP). A cerimônia ocorreu no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Educação (Cemarh), no bairro Siqueira Campos.

Na ocasião, os delegados dos seis distritos existentes, que já haviam sido escolhidos nas plenárias de bairros, tiveram a oportunidade de eleger os conselheiros titulares e suplentes de casa distrito e sub-distrito. De acordo com o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, por ano são realizadas 30 plenárias.

Antes da posse foi apresentada a prestação de contas da Secretaria Extraordinária de Participação Popular no período de três anos. "Gráficos dos levantamentos do Plano de Investimento, obras realizadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju foram as principais explanações dessa reunião", comentou Rômulo, que na ocasião também representou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Em Aracaju existem seis distritos e cada um deles conta com a ajuda de três sub-distritos. Os delegados constituem os fóruns juntamente com os representantes que as secretarias municipais indicam. "As reuniões regulares iniciam a partir da terceira terça-feira de janeiro de 2009, nessa ocasião, se definem a dinâmica de trabalho dos novos empossados", explica o secretário.

É dever dos delegados estarem atentos às necessidades do bairro em que residem para que solicite ajuda da SEPP. "Eles são a ponte entre a comunidade e a secretária, afinal, nos orienta sobre as necessidades do bairro e podem ainda convocar reuniões conosco," conta Rômulo.

Cabe aos delegados participar dos fóruns promovidos pela SEPP e os conselheiros mensalmente se reúnem com o secretário para acompanhar o plano de investimento. Na próxima gestão os delegados terão a oportunidade de acompanhar as inovações da SEEP, como a feira modelo que está sendo implantada no bairro Santa Maria, a horta comunitária e o beneficiamento da casca do coco verde.

Critérios para ser um delegado:

Ser eleito nas plenárias; ter mais de 16 anos; residir no bairro em que é delegado; não pode ser reeleito pela terceira vez consecutiva e não possuir cargo comissionado na PMA.